Campeã olímpica: quem é a atleta flagrada chicoteando cavalo
Colaboração para o UOL
25/07/2024 13h11
Charlotte Dujardin, estrela do hipismo britânico que passou de desconhecida do esporte a campeã olímpica em apenas um ano, desistiu de ir aos Jogos Olímpicos de Paris 2024 após ter um vídeo vazado em que aparece batendo em um cavalo.
Quem é Charlotte Dujardin
Charlotte Dujardin nasceu em 13 de julho de 1985 na cidade de Enfield, perto de Londres, na Inglaterra. Criada em Bedfordshire, ela vem "de uma origem modesta" e comprou seu primeiro cavalo em 2007, graças ao dinheiro deixado por uma falecida avó, segundo o site oficial dos Jogos Olímpicos.
A atleta começou a montar aos dois anos e tinha 13 quando experimentou pela primeira vez a modalidade de adestramento. Quando tinha pouco mais de 20 anos, foi incentivada a procurar o cavaleiro olímpico britânico Carl Hester.
O "fenômeno" Dujardin e Valegro. O renomado treinador de adestramento percebeu o potencial de Dujardin e a ofereceu um trabalho de treinamento com Valegro, um cavalo do qual Hester era coproprietário. O jornal britânico The Independent chamou a parceria de "fenômeno".
De desconhecida no esporte a campeã olímpica em um ano. Seu bom desempenho com Valegro no Campeonato Europeu de 2011 garantiu a parceria para a Olimpíada de Londres no ano seguinte, quando dominou a competição individual de adestramento.
"Poucas pessoas terão a chance que tive de chegar às Olimpíadas em um ano", disse ao site do COI (Comitê Olímpico Internacional). "Eu queria ir lá e me divertir. Tudo que eu podia fazer era dar o meu melhor", completou.
Em três participações olímpicas, atleta já conquistou seis medalhas — sendo três de ouro, uma de prata e duas de bronze. Sua primeira participação em uma Olimpíada aconteceu justamente em Londres 2012. Ela também conquistou medalhas de ouro em mundiais e em campeonatos europeus.
Busca por recorde interrompida. Dujardin estava tentando se tornar a atleta olímpica feminina mais condecorada da Grã-Bretanha nos Jogos Olímpicos de Paris.
O que aconteceu
Charlotte Dujardin não vai competir nos Jogos Olímpicos de Paris 2024. Ela desistiu após o vazamento de um vídeo em que aparece agredindo um cavalo durante adestramento.
"Erro de julgamento". Ao dizer que as imagens eram de "quatro anos atrás", a atleta relatou que cometeu "um erro de julgamento durante uma sessão de treinamento".
A britânica está sendo investigada pela Federação Equestre Internacional (FEI), e por isso desistiu das Olimpíadas deste ano. Ela confirma: "compreensivelmente, a Federação Equestre Internacional (FEI) está investigando e tomei a decisão de me retirar de todas as competições — incluindo os Jogos Olímpicos de Paris — enquanto este processo decorre".
No comunicado oficial de desligamento da competição, a britânica também reforçou não ser parte da sua índole cometer tal atitude e pediu desculpas pelo ocorrido. "Não reflete como eu treino meus cavalos ou treino meus alunos, no entanto, não há desculpa", e completou: "lamento sinceramente por minhas ações e estou arrasada por ter decepcionado a todos, incluindo o Time GB (Grã-Bretanha), fãs e patrocinadores".