Simone de Beauvoir e mais: quem são as mulheres homenageadas na abertura

A abertura dos Jogos Olímpicos em Paris nesta sexta-feira (26) fez uma homenagem a 10 mulheres que marcaram a história da França e do feminismo no mundo. São artistas, ativistas, jornalistas, escritoras, e esportistas, entre tantas outras.

O que aconteceu

10 mulheres foram homenageadas durante abertura dos Jogos Olímpicos. A cerimônia ocorreu nesta sexta-feira (26) no Rio Sena.

Mulheres que marcaram a história da França. Na lista de homenageadas estão Olympe de Gouges, pioneira na defesa dos direitos das mulheres, Alice Milliat, esportista e ativista pelo reconhecimento das mulheres na cena, e Gisèle Halimi, ativista franco-tunisiana, conhecida por sua luta calcada no sentimento anticolonialista.

Filósofa Simone de Beauvoir também foi homenageada. A escritora símbolo do feminismo moderno foi lembrada como uma das mais proeminentes figuras pela defesa da igualdade de gênero, um dos pontos centrais de Paris 2024.

Figuras importantes em destaque na cerimônia. Completam a lista Paulette Nardal, intelectual, jornalista e ativista pela igualdade racial; a exploradora Jeanne Barret; a heroína anarquista Louise Michel; Christine de Pisan, pioneira da literatura medieval; a cineasta Alice Guy, e a sobrevivente do holocausto Simone Veil, importante figura da política francesa, ativista pró direito ao aborto, e primeira mulher a assumir a presidência do Parlamento Europeu.

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.