Barco com 100 pessoas e 8 horas fora da Vila: o desfile do Brasil em Paris
O Time Brasil vai para o desfile da Cerimônia de Abertura das Olimpíadas com cerca de 100 pessoas, entre atletas e comissão técnica. Por causa do desgaste de longo tempo de duração entre sair do quarto e chegar de volta à Vila Olímpica — por volta de 8 horas na função — algumas modalidades não serão representadas.
Só para se ter uma ideia, a organização dos Jogos prevê que cada delegação esteja pronta para sair para a festa por volta de 16h de Paris (11h de Brasília). Apenas três horas depois começará a jornada de barco pelo rio Sena. A previsão de retorno para a Vila Olímpica é após meia-noite (19h de Brasília).
Por causa desse longo período à disposição da festa, muitos optaram por não participar. Mas algumas modalidades estarão representadas no desfile brasileiro, como ciclismo, futebol, atletismo, badminton, boxe, vela, judô, esgrima e vôlei de praia (não necessariamente com atletas).
Estrelas do esporte nacional, como Rebeca Andrade (ginástica artística), Rayssa Leal (skate), Marta (futebol) e craques das seleções de vôlei não devem participar — é comum quem tem disputa nos primeiros dois dias das Olimpíadas não desfilar.
Mas outras estrelas estarão no barco com Brasil, que terá apenas atletas do país e não será dividido com nenhuma outra nação: Rodrigo Pessoa, do hipismo, que é campeão olímpico e foi porta-bandeira na edição de 2012. Isaquias Queiroz, também campeão olímpico na canoagem velocidade, será o porta-bandeira ao lado de Raquel Kochhann, do rúgbi.