Chuva preocupa skate, que pode dar medalha a melhores das eliminatórias

A previsão de chuva para sábado, em Paris, pode mudar a dinâmica da disputa do skate street masculino. Em último caso, há a chance do programa ser encurtado, dando medalhas para os melhores colocados na fase eliminatória.

O assunto já foi tratado em uma reunião técnica da World Skate, nesta sexta-feira. A reportagem do UOL apurou que foram apresentados diferentes cenários para a disputa do street masculino. O Brasil tem três representantes: Felipe Gustavo, Kelvin Hoefler e Giovanni Vianna.

A competição está programada para começar às 12h, no horário local (7h de Brasília); caso, não seja possível iniciá-la até duas horas depois (às 14h locais, 9h de Brasília), os planos B, C e D entrariam em cena, já que não haveria tempo para realizar finais e eliminatórias com luz solar.

Giovanni Vianna será um dos representantes do Brasil no skate street
Giovanni Vianna será um dos representantes do Brasil no skate street Imagem: LUIZA MORAES/COB

Nesse contexto, haveria três possibilidades: começar a competição e encurtá-la, transformando as eliminatórias em uma espécie de final e dando medalhas aos primeiros colocados; mover toda a competição para a segunda-feira; ou mover apenas as finais para a segunda-feira.

Na reunião da World Skate ficou definido que, seja qual for a decisão, ela será anunciada pelo menos uma hora antes do início da competição.

Não há possibilidade de levar a disputa para o para o domingo, quando há previsão de tempo bom e sem chuvas, já que está prevista a disputa do skate street feminino. O Brasil tem como representantes Raíssa Leal, Pamela Rosa e Gabi Mazetto.

Felipe Gustavo treina em Paris para os Jogos Olímpicos
Felipe Gustavo treina em Paris para os Jogos Olímpicos Imagem: LUIZA MORAES/COB

Formato de disputa

A possibilidade de encurtar a disputa muda a dinâmica da prova, já que há atletas que fazem linhas e manobras diferentes para eliminatórias e finais, considerando a margem de erro que têm nas duas fases da competição.

Continua após a publicidade

Em Paris, o skate street teve modificações em suas regras de avaliação: os competidores terão consideradas três notas de 0 a 100, sendo uma para as voltas de 45s (a melhor de duas tentativas) e duas para manobras (as melhores dentre cinco tentativas).

Tanto na disputa masculina quanto na feminina as eliminatórias terão 22 competidores, com os oito melhores avançando para a final — em que valem as mesmas regras de avaliação,

Caso a chuva abrevie a competição e sejam válidas apenas as notas das eliminatórias, todos os participantes terão chances de brigar por medalhas com apenas um conjunto de duas voltas e cinco manobras.

Deixe seu comentário

Só para assinantes