COB transforma castelo centenário em QG do Time Brasil nas Olimpíadas
Um monumento histórico construído no século 19 está servindo de base para o Brasil nos Jogos Olímpicos: o Château de Saint-Ouen fica perto da Vila dos Atletas e tem possibilitado serviços adicionais à delegação nacional.
Nova "casa" brasileira
O COB adaptou o local para receber atletas, comissão técnica e familiares e oferece diversos tipos de serviços no local. Para preservar o patrimônio secular, a entidade tomou diversas medidas para evitar danos, incluindo feltros nos pés das cadeiras para não riscar o assoalho de madeira.
A reportagem do UOL visitou o lugar e conheceu de perto a estrutura montada para receber o Time Brasil. A começar pela quadra de vôlei, que foi montada seguindo padrões internacionais e que serve de base de apoio para as seleções masculina e feminina do Brasil.
A gente encontrou essas instalações em 2020, numa visita técnica. Era uma quadra de handebol, mas tinha potencial de virar de vôlei. O piso foi comprado para os Jogos de Tóquio e trouxemos direto para a Europa, armazenando em Portugal Joyce Ardies, gerente de Jogos e Operações Internacionais do COB
A quadra é usada pelos times de Bernardinho e Zé Roberto Guimarães. Claro que existem as quadras oficiais para treinamento, mas elas têm horário marcado e não podem ser usadas a qualquer momento. Com a instalação em St-Ouen, as equipes do Brasil contam com maior comodidade para suas atividades.
"As instalações do Comitê Organizador são perfeitas, mas elas têm restrição de uso. Então a gente identificou junto com a área esportiva que o vôlei precisava de mais tempo e horário de treino do que era disponibilizado pela organização. Além disso, aqui tem mais privacidade e está pertinho da Vila, a cinco minutos de transporte", continua Joyce
Além do espaço para a prática do vôlei, o local tem diferentes espaços, como academia equipada com aparelhos modernos, centro de lutas para atividades de judô, taekwondo e wrestling, sala de fisioterapia, espaço para trabalhar a preparação mental, escritórios, local para receber amigos e familiares e um refeitório grande, com cozinha que serve comida típica do Brasil — no dia da visita do UOL, por exemplo, a feijoada era uma das opções do cardápio.
Essa alimentação paralela à oferecida pelo Comitê Organizador, inclusive, reforçou o argumento do COB diante da reclamação da pouca oferta de proteína no refeitório oficial dos Jogos. "O COB reforçou a operação de alimentação e a oferta de proteína para os atletas brasileiros no refeitório montado na base do Time Brasil em Saint-Ouen-sur-Seine, próxima à Vila. Temos observado, com isso, a grande procura das equipes nacionais aos serviços oferecidos em Saint-Ouen", disse o comitê.
Deixe seu comentário