Surfe: Filipe Toledo justifica escolha por Olimpíadas e pausa em Mundial
Atual bicampeão mundial do surfe, Filipe Toledo abandonou as competições em fevereiro de 2024 para cuidar da saúde mental e se preparar para as Olimpíadas de Paris. Ele justificou a decisão em entrevista ao COB.
O que ele disse
Foi um momento bom para descansar, colocar a cabeça no lugar e estar bem preparado fisicamente e mentalmente, para poder chegar aqui no topo onde nosso esporte pode chegar. Ter uma medalha olímpica agrega nosso currículo, tem um grande peso. Não deixei passar essa oportunidade. Daqui a quatro anos eu não sei como vou estar, onde vou estar. Então tinha que aproveitar
As Olimpíadas são de quatro em quatro anos. É muita dedicação, muito esforço, muito sacrifício para poder chegar nesse momento. Era um mérito meu estar aqui. Então eu falei que conseguiria abrir mão do tour esse ano. As Olimpíadas foram algo que eu sempre almejei desde que foi anunciado que o surfe faria parte dos Jogos Olímpicos. Eu sempre falei: "Quero estar lá". Quero representar meu país
O que aconteceu
Filipinho anunciou uma pausa na carreira em fevereiro deste ano, mesmo já com a vaga garantida aos Jogos de Paris.
Ele tomou a decisão ao final da primeira etapa do tour mundial 2024, realizada em Pipeline, no Havaí, abrindo assim mão do título da temporada.
"Sinto que eu preciso dar uma descansada, dar um relax, aproveitar minha família, cuidar de mim, focar nas Olimpíadas", justificou o surfista na época, em post nas redes sociais.
Paris 2024
A equipe brasileira de surfe para os Jogos é composta por seis atletas: Gabriel Medina, Tati Weston-Webb, João Chianca, Luana Silva, Filipe Toledo e Tainá Hickel.
A modalidade estreia em Paris no próximo sábado (27), a partir das 14h (de Brasília). A disputa vai até o dia 30, mas pode se estender por conta das condições climáticas.
Filipinho estreia em bateria contra o japonês Kanoa Igarashi, algoz de Gabriel Medina em Tóquio, e o peruano Alonso Correa. Ele está na terceira bateria do round de abertura.
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.