Morre atleta brasileira que estava internada com leptospirose no RS

Morreu nesta sexta-feira (26) a atleta Luisa Giampaoli, 29, que estava internada em estado grave com quadro de leptospirose, no Hospital Universitário São Francisco de Paula. A informação foi divulgada na página do Instagram dela, pelo marido Eduardo Schmi.

"[Ela] acabou de falecer. Quero Justiça, que o Brasil todo saiba que negligenciaram com ela. Não fizeram o que tinha de ser feito", disse Eduardo, enquanto aparece chorando nas imagens. "Eu quero Justiça. Por favor, me ajudem a ter Justiça. Isso não pode ficar impune (...) Desculpa o desabafo, mas dói demais. Muito", falou.

Em nota enviado ao UOL, o Hospital Universitário São Francisco de Paula confirmou a morte da atleta, mas não informou a causa do óbito. "O prontuário médico é um documento sigiloso do paciente (....) Demais, a família é possuidora do atestado de óbito com a causa do falecimento."

Externamos nossas condolências à família da paciente Luisa Giampaoli. Nota do hospital

O que aconteceu

Luisa Giampaoli morreu nesta sexta-feira (26), segundo relato do marido nas redes sociais. O hospital confirmou a morte, sem informar as causas. Ela estava internada em estado grave, com quadro de leptospirose.

O caso de Luisa foi tratado inicialmente como dengue, apesar ter recebido o diagnóstico de leptospirose. O marido, Eduardo Schmit, alega que o agravamento do seu quadro de saúde ocorreu devido a erros no atendimento na rede pública de saúde, onde ela não recebeu tratamento adequado para a doença.

Os sintomas da atleta começaram no final de junho, com dor de cabeça, tontura e febre. Após dias sem antibióticos devido ao diagnóstico de dengue, ela foi diagnosticada com pneumonia, mas continuou a sofrer com dores de cabeça persistentes e, eventualmente, desorientação e perda de memória.

Continua após a publicidade
Imagem
Imagem: Reprodução/Instagram

Quem era Luisa Giampaoli

Luisa era uma corredora de alto rendimento reconhecida não apenas por seus feitos atléticos, mas também por seu papel inspirador para outros atletas e para a comunidade esportiva. Sua determinação e desempenho em provas de alto nível destacam-se no cenário nacional, fazendo dela uma figura proeminente no atletismo brasileiro.

A corredora treinava sob a orientação de Leonardo Ribas e integra a equipe ANR-Ijuí/Unimed Noroeste/RS. Sua rotina de treinamentos intensivos e o apoio de patrocinadores locais têm sido cruciais para suas conquistas.

Ela é casada com o hair stylist Eduardo Schmit há 16 anos. O casal tem um filho de 5 anos, Isaac.

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.