Quais uniformes o Brasil usou em Olimpíadas passadas? Vote no seu preferido
Da cantora Anitta a ex-jogadora de vôlei Márcia Fu, o uniforme que a delegação brasileiras vai usar nas Olimpíadas de Paris de 2024 recebeu muitas críticas.
O COB (Comitê Olímpico do Brasil) chegou a rebater os comentários sobre as peças. "Não é a Paris Fashion Week, são os Jogos Olímpicos", disse Paulo Wanderley, presidente do comitê.
Entre as reclamações, teve quem defendesse os trajes da Riachuelo, dizendo que o país já entrou com uniformes piores em outros anos.
Eu não aguento mais ler as críticas ao uniforme da delegação brasileira pra cerimônia de abertura.
-- João Felipe (@jfmabs) July 23, 2024
tivemos a coragem de entrar em Atenas 2004 ASSIM: pic.twitter.com/fPODAwZK4s
Relembre os uniformes que a delegação brasileira já usou em jogos olímpicos e, ao final, vote em seu favorito.
Sydney, 2000
Nos primeiros jogos olímpicos dos anos 2000, os atletas entraram no Estádio Olímpio vestindo amarelo e branco. Fazia parte do uniforme das atletas um tailleur amarelo com saia e echarpe branca; já os homens, vestiram terno amarelo e calça preta. Todos vestiram chapéu.
Atenas, 2004
Há 20 anos, a delegação brasileira se apresentou com uma estampa colorida que remetia ao calçadão da Praia de Copacabana, usadas nas saias das mulheres e na gravata dos homens. O verde era a cor principal do uniforme.
Pequim, 2008
O uniforme de 2008 era composto por uma camisa branca, um blazer verde e chapéu branco com faixas verde e amarelo.
Londres, 2012
Nos Jogos de 2012, o Time Brasil utilizou uma versão com blazer navy, camisa branca e echarpe de batik azul e amarelo feito com malha de algodão orgânico. O figurino era composto por calça para os homens e saia lápis para as mulheres, ambas as peças nas cores verde ou amarela. A consultoria foi da designer de moda Eliza Conde.
Rio de Janeiro, 2016
Feito em parceria com a C&A, o uniforme de 2016 foi desenhado pela estilista Lenny Niemeyer. Os atletas usaram terno azul-marinho e do lenço e do traje das mulheres remetia aos pássaros e flores tropicais do país. Os homens usaram calça tons de areia e o clássico chapéu, utilizado em outras edições, também apareceu no look daquele ano.
Tóquio, 2020
Em Tóquio, também foi a vez da estampa: o desenho feito pela marca Wöllner uniu a fauna e flora brasileira e traços da tradicional pintura japonesa, em homenagem ao país anfitrião.
Paris, 2024
Feito pela Riachuelo, o traje é composto por jaqueta jeans estampada nas costas e camisa com listras, nas cores amarelas e verde. Para as atletas, o look conta com uma saia midi branca; já os homens, uma calça na mesma cor.
Qual o seu favorito? Vote na enquete a seguir.
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.