Prefeitura de Paris garante que cerimônia não será afetada pelos ataques

Diante das notícias de um ataque coordenado a algumas das principais linhas de trens nacionais na França horas antes da da cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos, que começa às 14h30, pelo horário de Brasília, atrapalhando as viagens de 800.000 pessoas, a prefeitura de Paris garantiu que isso não vai afetar o evento.

A prefeita de Paris, Anne Hidalgo, ainda não se pronunciou sobre o assunto. Mas os representantes em uma coletiva de imprensa organizada para dar detalhes sobre a cerimônia de abertura disseram não ter informações atualizadas sobre os ataques ou como eles podem afetar as pessoas que estão tentando chegar à capital francesa.

"Sobre a atual situação difícil que a rede de transporte está sofrendo, não sabemos de muitas coisas até o momento. Vamos esperar que as pessoas responsáveis por essa rede de transporte façam o diagnóstico. Antes de tudo, estamos pensando nas pessoas que vão ter dificuldades de chegar a Paris para a cerimônia e para outros motivos. Esperamos que isso seja resolvido o quanto antes. Esses ataques aconteceram, mas não vão atrapalhar que a cerimônia aconteça de maneira tranquila", garantiu o chefe da parte esportiva dos Jogos representando a cidade de Paris, Pierre Rabadan, que é ex-jogador de rúgbi.

O Ministro dos Transportes da França, Patrice Vergriete, classificou os ataques como um "ato criminal escandaloso" e disse que todos os elementos indicam que não é uma coincidência. "A concomitância dos horários, tudo foi feito nos mesmos horários, vans foram encontradas com pessoas que fugiram em uma região no sudeste, agentes incendiários foram encontrados no local."

Os acontecimentos só aumentam a tensão de um evento inédito, com a abertura dos Jogos acontecendo fora de um estádio, às margens do Rio Sena. A cidade de Paris amanheceu com o som de sirenes e buzinas. Afinal, já na noite de quinta-feira, a presença policial estava bastante aumentada na cidade e mais e mais trechos próximos ao local da cerimônia de abertura estavam sendo bloqueados.

Apenas moradores e seus convidados, além de turistas que tenham reservas em hotéis ou Airbnbs dentro do perímetro e portadores de ingressos que custaram pelo menos 5 mil reais têm acesso a essa área até o final da cerimônia.

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.