Conheça o 'alienígena' de 2,24m que encanta a NBA e estreia contra o Brasil

Um dos maiores talentos da NBA desde LeBron James. É assim que Victor Wembanyama tem sido classificado após sua primeira temporada na liga norte-americana. Aos 20 anos, o francês assusta por conta dos seus 2,24m, mas é dentro de quadra, com a bola na mão, que ele realmente tem chocado o mundo. Devido à sua combinação única de altura e habilidade, Wemby é a definição de potencial realizado e promete ser uma das maiores estrelas da história do basquete.

Quem não fica nada feliz com isso - pelo menos nesta semana - é a seleção brasileira masculina de basquete, que estreia nas Olimpíadas justamente contra a França de Wembanyama, em duelo que acontece neste sábado (27), às 12h15 (de Brasília), no estádio Estádio Pierre Mauroy, em Lille.

Como surgiu o fenômeno

Nascido em Le Chesnay, na França, Wembanyama começou sua jornada no basquete ainda criança.

A paixão pelo esporte foi influenciada por sua família, com sua mãe sendo uma ex-jogadora profissional de basquete, com passagens pela seleção francesa, enquanto seu pai, de 1,98m, representava o Congo no atletismo.

O que diferencia Wembanyama de outros jogadores é sua combinação única de altura, habilidade, agilidade e versatilidade: é o famoso unicórnio.

Ele pode jogar tanto como pivô quanto como ala-pivô, dominando tanto o garrafão quanto a linha de três pontos. Sua envergadura impressionante de 2,43 metros permite que ele também seja uma força defensiva imponente.

Elogios de LeBron James

"Estamos rotulando todo mundo com esse negócio de unicórnio — todo mundo tem sido um unicórnio nos últimos anos", disse LeBron James, em 2023, antes mesmo de Wemby entrar na NBA.

"Mas ele é mais como um alienígena - ninguém nunca viu alguém jogar de maneira tão fluída e graciosa como ele. É certamente um talento geracional", descreveu King James.

Continua após a publicidade

Encanto nos EUA

A curiosidade dos norte-americanos por Wembanyama era tão grande que jogos da liga francesa começaram a ser transmitidos pelo canal oficial da NBA.

Essa visibilidade não apenas destacou Wemby, mas também ajudou a projetar outros jovens talentos do país. Neste ano, três dos seis primeiros jogadores selecionados no Draft da NBA eram franceses.

Primeira escolha do San Antonio Spurs no draft de 2023, Wemby foi eleito o Calouro do Ano da NBA, com uma média impressionante de 21,4 pontos e 10,6 rebotes em 71 jogos.

Seu brilhante desempenho garantiu-lhe um lugar no primeiro time de calouros da temporada de 2023/24. Além disso, liderou a liga em bloqueios e entrou para o time ideal de defesa, feito inédito para um atleta em seu ano de estreia.

Diferente (também) fora das quadras

Fora das quadras, Wembanyama se destaca por hábitos que o diferenciam da maioria dos outros atletas.

Continua após a publicidade

Ele procura não usar o celular excessivamente, preferindo dedicar seu tempo livre à leitura. O alto escalão dos Spurs, inclusive, foi aconselhado a não ligar para Wemby após às 21h30, horário reservado seus livros antes de dormir.

Durante uma coletiva de imprensa, ele mencionou que não se preocupa muito com críticas online, pois simplesmente desliga o telefone. Além disso, ele tem se interessado pelo xadrez, jogando contra familiares e usando o jogo como uma forma de relaxar.

Wembanyama vem com sede ao pote nos Jogos Olímpicos. Após a ausência no Mundial de Basquete do ano passado, já que optou por se preparar para sua temporada de estreia na NBA, o francês quer brilhar pela seleção nacional.

"Um bom desempenho nas Olimpíadas seria uma ótima história. Não há outro objetivo além do ouro", disse ele ao jornal francês L'Equipe.

O Brasil que se cuide.

Deixe seu comentário

Só para assinantes