Esgrima: Nathalie passa mal, perde para rival de 16 anos e dá adeus a Paris
Nathalie Moellhausen está eliminada da esgrima espada nos Jogos Olímpicos de Paris. A brasileira passou mal nos minutos finais da terceira rodada.
O que aconteceu
A brasileira perdeu na segunda fase para a canadense Ruien Xiao, de 16 anos, por 15 a 11. Ela era cabeça de chave número 8, enquanto a rival ocupada a 25ª posição.
Nathalie chegou a passar mal na última rodada e pediu atendimento, mas voltou para o final do combate. Ela se sentiu mal faltando cerca de 1 minuto e meio para o fim, ficou sentada no chão e precisou de ajuda para se recuperar. Depois de alguns minutos, conseguiu retornar e até tirou três pontos de desvantagem temporariamente até levar o 15º e último ponto.
A atleta de 38 anos publicou horas antes da estreia que ficou internada e só saiu do hospital recentemente. Ela não revelou qual foi o problema de saúde que teve.
Nathalie deixou a prova cambaleante e disse que fará cirurgia. Amparada por seus treinadores, ela chegou a parar diante da câmera da TV Globo, mas mal conseguia falar. Com dificuldade, afirmou que passará por um procedimento cirúrgico na próxima semana, sem dar mais detalhes.
Não estou em condições de... Tudo o que tenho que dizer será após a cirurgia na semana que vem. Nathalie, à Globo
O UOL apurou que ela tem um tumor benigno nas costas. Ela e a equipe médica do COB são aguardados na zona mista para comentarem o assunto.
Campeã mundial, Nathalie se despede de sua quarta Olimpíadas, a terceira representando o Brasil. Em sua primeira participação nos Jogos, em Londres, ela disputou pela Itália.
A adversária da canadense na próxima fase será a ucraniana Olena Kryvytska, cabeça dechave 24, que venceu a queniana Alexandra Ndolo (9) por 13 a 12 no tempo extra.
Como foi o combate
Nathalie assumiu a dianteira no início, acuou a canadense e pontuou no primeiro minuto. A adversária logo reagiu e reagiu em contra-ataques. Ambas canhotas, levaram o primeiro cartão amarelo no final da primeira rodada, que terminou empatada por 1 a 1. No intervalo, ela conversou com o técnico e não quis se sentar.
Xiao virou no segundo período, explorando os contragolpes e abriu dois pontos na frente. Elas levaram mais um cartão amarelo cada uma por falta de combatividade e ligaram o alerta. A punição fez o placar ficar 4 a 2 para a canadense.
Na terceira e última rodada, a trocação aumentou. Nathalie ensaiou uma reação, mas Xiao conseguiu frear o ímpeto da veterana. Chegou a ficar na frente por seis pontos.
Newsletter
OLHAR OLÍMPICO
Resumo dos resultados dos atletas brasileiros de olho em Los Angeles 2028 e os bastidores do esporte. Toda segunda.
Quero receberFaltando 1min31s para o fim, a brasileira parou e pediu atendimento. Ela tirou seu icônico capacete, adornado com a bandeira do Brasil, e passou mal. Ela precisou de ajuda para se manter em pé, enquanto respirava profundamente. Caiu sentada no chão e ficou alguns em uma cadeira até se recuperar e retornar para o final do combate.
Deixe seu comentário