Espanhol recebeu ameaças após japonês dar piti por derrota no judô
O judoca espanhol Francisco Garrigos recebeu ameaças de torcedores japoneses após sua vitória contra Ryuju Nagayama, pelas quartas de final da categoria até 60kg. A informação foi revelada ao UOL pelo técnico do atleta, Quino Ruiz.
"Ele recebeu mensagens muito desagradáveis nas redes sociais, de pessoas do Japão. Mensagens falando que ele não seria bem-vindo de volta ao país, que era melhor não voltar nunca mais", contou o treinador.
"A gente tentou não transformar isso em um problema muito grande, porque tínhamos que nos concentrar na competição. Mas foram uns poucos malucos de sempre, ele também recebeu mensagens positivas", acrescentou Ruiz.
Questionado pela reportagem sobre as mensagens, Garrigos confirmou que houve ameaças, mas preferiu não se aprofundar no assunto. "Essas pessoas não eram judocas. Eu prefiro não pensar muito nisso, não olhar muito o que disseram", disse.
A polêmica
A cerca de um minuto do fim da luta, Garrigos aplicou um estrangulamento em Nagayama. Na interpretação dos árbitros, o japonês perdeu a consciência devido ao golpe. A juíza mexicana Elizabeth González encerrou o combate e deu a vitória ao espanhol.
O japonês se revoltou, alegando não ter perdido a consciência. Ele não quis cumprimentar o espanhol e recusou-se a deixar o tatame.
A organização dos Jogos precisou mandar o japonês e sua equipe deixarem o local. Vaias foram ouvidas das arquibancadas enquanto ele se recusava a sair da área de competição.
Garrigos e Nagayama se reencontraram no pódio. Ambos conquistaram medalhas de bronze.
Deixe seu comentário