Judô: Michel Augusto perde para favorito e é eliminado nas Olimpíadas
Do UOL, em São Paulo
27/07/2024 05h28Atualizada em 27/07/2024 07h01
O brasileiro Michel Augusto, de 19 anos, está eliminado na categoria 60 kg masculino do judô nos Jogos Olímpicos de Paris.
O que aconteceu
Ele tomou três punições e foi derrotado nas oitavas pelo japonês Ryuju Nagayama, número 6 do ranking e campeão mundial. O brasileiro é o 25º do mundo.
Michel perdeu para o favorito no golden score. Ambos levaram um shidô na marca dos 1min30s de combate; Michel por kumikata defensiva, o rival por bloquear a mão do oponente. No entanto, o brasileiro levou outras duas punições e foi eliminado.
O judoca brasileiro fez uma luta valente. Ele segurou o adversário e evitou que o japonês conseguisse se impor. Nagayama segue na competição. Todos os confrontos da categoria serão disputados neste sábado (27).
Não sei se em algum momento peguei na calça, mas no final, no calor da luta, não percebi. Tenho muito orgulho da preparação que fiz, o que enfrentei pra chegar até aqui. Queria ter saído com a medalha olímpica, mas creio que ainda vou conquistar uma. Michel Augusto, à Globo
Primeira luta
Michel Augusto levou sustos na estreia, mas se recuperou e venceu o costa-riquenho Sebastian Sancho por 1 a 0. Ele aplicou um waza-ari com 2min19s de combate e depois administrou a vantagem. O adversário começou melhor e quase surpreendeu, só que não conseguiu pontuar no início e acabou sendo dominado.
O brasileiro, embora esteja em sua primeira Olimpíadas, era o favorito na luta. Medalhista de ouro no Pan-Americano de 2023, ele é o 25º no ranking mundial, enquanto o rival ocupa a 92ª posição.
Natasha eliminada
Natasha Ferreira foi derrotada na primeira luta pela japonesa Natsumi Tsunoda, tricampeã mundial. A derrota cedo não credencia a brasileira para a repescagem da disputa pelo bronze.
A japonesa aplicou um waza-ari com 29 segundos e venceu por imobilização com 45 segundos. Ela aplicou uma chave de braço na brasileira.
A rival era favorita. Tsunoda é a número 4 do ranking e vai em busca de sua primeira medalha olímpica, enquanto a brasileira de 25 anos ocupa a 26ª posição. Natasha teve a sua primeira participação em Olimpíadas.
Não são quatro anos que a gente luta, é uma vida inteira. Classificar realmente é difícil, estou muito feliz por ter oportunidade de lutar um Jogos Olímpicos, espero que não seja o único, vou lutar bastante porque quero estar em Los Angeles e que o resultado seja muito diferente do que foi aqui. Natasha Ferreira, à Globo