Lesões e falta de pontos no ranking: tênis tem alto número de desistências


Enquanto grande parte dos atletas em Paris têm as Olimpíadas como a maior meta da carreira, o tênis segue na contramão. Para estes Jogos há pelo menos 20 desistências, entre os pré-classificados no masculino e no feminino.

O que aconteceu

Em alguns casos, a alegação é a de lesão ou questão de saúde, como o italiano Jannik Sinner-ITA número 1 do mundo (amigdalite), o polonês Hubert Hurkacz (joelho) e Aryna Sabalenka (ombro), de Belarus. Mas os motivos também variam entre a falta de pontuação no ranking, a superfície do saibro e a falta de interesse em função do banimento da bandeira russa, punida pela guerra contra a Ucrânia.

Muitos jogadores já criticaram, afinal, o sistema utilizado e pediram a inclusão de pontos e premiações à altura do torneio olímpico. Assim, já que as regras não mudaram, preferem abrir mão de defender seus países a perderem duas semanas no circuito.

Outro fator é a escolha do complexo Roland Garros, onde é jogado o segundo Grand Slam da temporada. O trecho da temporada mais recente foi na grama, e a transição de volta para o piso de saibro, para muitos, é bastante difícil. Haja vista os norte-americanos, que fizeram uma verdadeira debandada. Três dos quatro melhores, atualmente, informaram que estariam fora (veja lista abaixo).

Feras em ação no tênis

Independentemente de um certo esvaziamento do torneio, ainda há muita empolgação com as presenças das lendas Novak Djokovic e Rafael Nadal, que podem se enfrentar na segunda rodada, e de Carlos Alcaraz, que vem dos títulos em Roland Garros e Wimbledon.

Os espanhóis, aliás, protagonizaram uma polêmica sobre as vagas. Tudo porque Nadal e Carreno Busta utilizaram a regra do ranking protegido, por conta de lesões mais longas, e tiraram a chance do compatriota Pedro Martínez, que faz ótimo ano até aqui, jogar o torneio olímpico. Martínez não escondeu o descontentamento e reclamou da decisão.

Continua após a publicidade

"Creio que merecia ir aos Jogos Olímpicos este ano. Não fazê-lo por esta circunstância do ranking protegido me parece injusto. É como se eu agora me lesionasse e pedisse ranking protegido para Los Angeles 2028. Mesmo que todos queiramos ver o Nadal em Paris, isto é injusto" Pedro Martínez, número 45 do mundo.

Brasileiros contra argentinos

O sorteio da chave colocou os dois brasileiros do tênis masculino contra dois argentinos. Thiago Wild (72º do mundo) enfrenta Tomás Etcheverry (35º do ranking), enquanto Thiago Monteiro, 79º, mede forças com Sebástian Baez (atual número 18 do mundo). No feminino, Beatriz Haddad Maia (22ª), a maior esperança de medalha do Brasil, tem encontro marcado com a francesa Varvara Gracheva.

O torneio de tênis começa já neste sábado (27).

Veja a lista de ausências no tênis:

Masculino
Jannik Sinner - ITA
Hubert Hurkacz - POL
Holger Rune - DIN
Andrey Rublev - RUS (sem federação)
Karen Khachanov - RUS (sem federação)
Grigor Dimitrov - BUL
Ben Shelton - EUA
Sebastian Korda - EUA
Frances Tiafoe - EUA
Adrian Mannarino - FRA
Jiri Lehecka - TCH

Continua após a publicidade

Feminino
Aryna Sabalenka - BLR (sem federação)
Elena Rybakina - CAZ
Marketa Vondrousova - TCH
Ons Jabeur - TUN
Madison Keys - EUA
Daria Kasatkina - RUS (sem federação)
Victoria Azarenka - BLR (sem federação)
Paula Badosa - ESP
Emma Raducanu - GRB
Belinda Bencic - SUI

Deixe seu comentário

Só para assinantes