Natação: Mafê vai à final dos 400m livre em prova mais forte do dia
O Brasil estreou nas provas de natação das Olimpíadas de Paris na manhã deste sábado (27). A primeira a pular na piscina para disputar uma vaga na final dos 400m livre foi Maria Fernanda Costa, seguida por Gabrielle Roncatto. Com o tempo de 4min03s47, Mafê conquistou um lugar na final. Gabi, no entanto, ficou fora e não voltará na piscina para a final, às 15h52 (de Brasília). Ela fez a prova em 4min10s46 e ficou em 16º no geral.
Na sua bateria, Mafê virou em terceiro os primeiros 100m e depois passou para quarto. Nos metros finais, a atleta se manteve na briga por um lugar à frente, mas acabou em quinto. Agora, ela volta para água para disputar a medalha na prova mais difícil do dia, com as nadadora mais rápidas na história da prova: a atual campeã Ariarne Titmus (Austrália), a medalhista de ouro na Rio-2016 Katie Ledecky (EUA) e o fenômeno de 17 anos, Summer Mcintosh (Canadá).
Em sua análise após a prova, ela afirmou que esperava mais de si mesma e espera fazer o melhor tempo da vida mais tarde.
"Feliz não é uma palavra que eu descreveria agora, mas eu estou satisfeita, que foi um tempo suficiente pra uma final. Não foi o meu melhor tempo, e eu já gostaria, já tenho treinado, já tenho feito toda a adaptação pra ter feito o melhor da vida de manhã. Com certeza eu sei que eu errei alguma coisa, porque eu sei que eu estou preparada pra dar o meu melhor, pra ter feito o melhor tempo. Mas foi suficiente pra uma final, então eu sou grata por isso. Agora é analisar e poder depositar mais 110% na piscina à tarde", disse.
Com o resultado, Maria Fernanda volta a colocar a natação feminina brasileira em uma final olímpica, o que não acontecia desde as Olimpíadas do Rio, em 2016. Além disso, o Brasil não entrava na final dos 400m livre desde 1948.
Mafê, portanto, retorna à água ainda neste sábado para a disputa da medalha de ouro. A melhor classificada por a norte-americana Katie Ledecky, que registrou tempo de 4min02s19 e é a favorita.
Por decisão técnica, Mafê fica fora do revezamento 4x100m, que terá Ana Vieira, Stephanie Balduccini, Giovana Reis e Maria Paula Heitmann. A nadadora também volta à piscina para as provas de 200m livre e revezamento 4x200m livre, junto com a amiga Gabrielle.
"A decisão não foi minha foi da comissão técnica. Eu cheguei aqui com o oitavo tempo do 400m livre, então a gente focou nisso e para não prejudicar o revezamento, já que eu sabia que eu teria que dar o meu melhor de manhã, colocar uma pessoa descansada uma pessoa bem preparada no meu lugar", explicou Mafê.
Deixe seu comentário