Moellhausen competiu em Paris com tumor e já tem data para cirurgia marcada
Nathalie Moellhausen competiu nas Olimpíadas de Paris com um tumor benigno na região do cóccix. A brasileira da esgrima de espada ficou internada antes dos Jogos e vai fazer cirurgia para retirada na segunda-feira (29).
O tumor tem, segundo os médicos, "aspectos de benignidade", após uma biópsia feita na semana passada. Nathalie, que mora em Paris, foi para um hospital na capital francesa após o combate deste sábado.
Ela está sendo atendida por seu médico pessoal, que já acompanha o tratamento. Nos últimos dias, por causa de uma compressão na coluna, ela tem sentido dores na perna direita.
A veterana de 38 anos só revelou que lida com um problema de saúde na noite da última quinta (26), véspera de sua estreia em Paris. Ela contou que ficou internada e que só saiu do hospital recentemente, sem especificar o motivo que a levou ao hospital.
A brasileira passou mal na reta final na derrota para a canadense Ruien Xiao, de 16 anos, mas retornou e terminou o combate. Ela pediu atendimento faltando 1 minuto e meio na terceira rodada, ficou sentada no chão e precisou de ajuda para se recuperar. Depois de alguns minutos, conseguiu retornar e até tirou três pontos de desvantagem antes de levar o 15º e último ponto.
Nathalie deixou a prova cambaleante, amparada por seus treinadores. Ela chegou a parar diante da câmera da TV Globo, mas mal conseguia falar. Com dificuldade, afirmou que passará por um procedimento cirúrgico na próxima semana. "Não estou em condições de... Tudo o que tenho que dizer será após a cirurgia na semana que vem", disse.
O COB informou que a atleta, apesar do mal-estar durante o combate, deixou a arena no Grand Palais de Paris sem dores.
A brasileira, que já foi campeã mundial, se despede de sua quarta Olimpíadas, a terceira representando o Brasil. Em sua primeira participação nos Jogos, em Londres, ela disputou pela Itália.