Como foi a discussão que terminou com expulsão de brasileira das Olimpíadas
A nadadora Ana Carolina Vieira foi expulsa dos Jogos Olímpicos após decisão da CBDA (Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos), que solicitou ao COB o desligamento.
Bastidores
A atleta reagiu aos gritos e com dedo na cara de membros da comissão técnica da natação após ser confrontada por deixar a Vila dos Atletas sem autorização.
Um dos motivos da irritação da nadadora foi a decisão da comissão técnica de tirar Mafê Costa do revezamento 4 x 100m livre.
O COB informou que a atleta de 22 anos contestou uma decisão técnica "de forma desrespeitosa e agressiva" e que vai retornar ao Brasil imediatamente.
A decisão de expulsão dos Jogos de Paris partiu da CBDA e foi apenas ratificada pelo COB, que recebeu o pedido e diante das circunstâncias apresentadas não se opôs.
Ana Carolina Vieira deixou a Vila dos Atletas sem autorização com seu namorado, o também nadador Gabriel Santos, que foi apenas advertido.
Eles saíram da Vila sem informar ninguém, mas em transporte oficial, e publicaram fotos com a Torre Eiffel ao fundo tirada em uma área que só pode ter a presença de pessoas credenciadas.
Escapada, briga e punição
Ana Carolina Vieira e Gabriel Santos foram punidos por terem deixado a Vila Olímpica sem autorização na noite da última sexta-feira (27). A decisão foi tomada em comum acordo entre membros da comissão técnica, o chefe de equipe da natação e a CBDA (Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos).
Ana Vieira também brigou com seus treinadores e, por isso, foi desligada da delegação, enquanto Gabriel, advertido, segue em Paris. O COB informou que a atleta de 22 anos contestou uma decisão técnica "de forma desrespeitosa e agressiva" e que vai retornar ao Brasil imediatamente. Ela embarca na tarde deste domingo (28).
Eles saíram da Vila sem informarem ninguém e visitaram a Torre Eiffel. Os dois, que formam um casal, publicaram fotos embaixo do icônico monumento. Foi o registro nas redes sociais, inclusive, que "entregou" a escapada deles.
Ana Vieira discutiu com a comissão técnica pela decisão de tirar Mafê Costa do revezamento 4x100m livre, disputado no último sábado (27). Ela confrontou os técnicos, bateu boca e foi desrespeitosa. A comissão técnica decidiu tirá-la do grupo e repassou o caso ao COB, que oficializou a medida tomada.
Ana Carolina estava nas disputas do revezamento 4x100m livre e ia participar do 4x100m medley misto. Gabriel, por sua vez, já entrou na piscina para o revezamento 4x100m livre.
Chefe de equipe de natação, Gustavo Otsuka disse que a decisão de excluir Ana Vieira foi unânime e ressaltou: "Não podemos brincar aqui". Ele concedeu uma entrevista coletiva para dar informações sobre o caso.
A transparência é a melhor coisa. A gente não está aqui brincando nem tirando férias. Estamos aqui trabalhando pelo Brasil, pelos mais de 200 milhões de contribuintes que estão trabalhando pela gente. Essa é o melhor tema possível. Não podemos brincar aqui. Acabamos a missão é outra história, mas, dentro da missão, temos que estar focados. Gustavo Otsuka
Ana Vieira se envolveu em uma briga no Troféu Brasil de Natação no ano passado. Ela deu um tapa na cara de Jhennifer Conceição, sua colega no Pinheiros. A confusão começou após um integrante da equipe de comunicação do clube ter pedido para que as atletas tirassem foto de suas medalhas na prova — Ana Vieira tinha sido bronze, e Jhennifer, ouro. Rolou até rosto esfregado em grade.
Clube de Ana Vieira e Gabriel Santos se posiciona
O Pinheiros, clube que Ana Carolina e Gabriel Santos representam, emitiu nota na manhã deste domingo (28) dizendo que "vai apurar os fatos" antes de qualquer decisão.
"O Esporte Clube Pinheiros tomou conhecimento da punição aos atletas Ana Carolina Vieira e Gabriel Santos, da natação, e do desligamento da atleta da delegação brasileira nos Jogos Olímpicos de Paris. O clube vai aguardar o retorno de Ana ao Brasil para conversar com ela e apurar os fatos com os envolvidos. O Pinheiros segue confiante na participação de seus atletas nos Jogos Olímpicos e em sua contribuição para o esporte brasileiro", declarou o clube.