EUA atropelam Sérvia com 'retorno do rei' LeBron e Durant quase perfeito

Os Estados Unidos venceram Sérvia por 110 a 84 neste domingo (28), no Estádio Pierre Mauroy, em Lille, França, pela 1ª rodada do Grupo C do torneio masculino de basquete nas Olimpíadas de Paris.

O jogo foi marcado pelo 'retorno do rei'. LeBron James disputou hoje sua primeira partida olímpica desde 2012, e mostrou que, aos 39 anos, ainda pode contribuir em alto nível à seleção dos EUA. O 'King' anotou 21 pontos, distribuiu nove assistências e pegou sete rebotes. A partida ainda teve a estreia de Stephen Curry em Jogos Olímpicos.

Kevin Durant teve uma exibição quase perfeita. Com minutagem limitada — voltando de lesão na panturrilha —, o astro do Phoenix Suns fez o máximo de seu tempo em quadra. Ele foi o cestinha do jogo com 23 pontos, e errou um arremesso pela primeira vez somente no quarto período — terminou com aproveitamento de 89%.

Como foi o jogo

Sérvia ligada e Joel Embiid fora de sintonia. A seleção europeia defendeu o perímetro com energia e foco no início, interceptando linhas de passe e conseguindo cestas fáceis. Já o jogo norte-americano não fluía, com Embiid sendo o símbolo do início negativo. Ele errou dois lances livres, sofreu defensivamente e cedeu bandeja após passe ruim. O técnico Steve Kerr pediu tempo após a Sérvia abrir 10 a 2 em três minutos e sacou o pivô para a entrada de Anthony Davis.

Durant foi a chave da reação norte-americana. Fora dos amistosos preparatórios por conta de lesão na panturrilha, o veterano voltou com tudo em sua estreia neste ciclo. Durant saiu do banco quando os EUA perdiam por cinco pontos no fim do primeiro quarto. A seleção não só assumiu a dianteira com ele em quadra como abriu 10 pontos de vantagem. O astro da NBA teve aproveitamento perfeito nessa arrancada: 14 pontos em cinco arremessos, quatro deles de três pontos.

Nikola Jokic (Sérvia) e Anthony Davis (EUA) em ação durante jogo de basquete nas Olimpíadas
Nikola Jokic (Sérvia) e Anthony Davis (EUA) em ação durante jogo de basquete nas Olimpíadas Imagem: Evelyn Hockstein/REUTERS

Jokic fez o que pôde para manter a Sérvia no jogo. O atual MVP da NBA teve performance eficiente e fechou a primeira metade do jogo com 12 pontos (80% de aproveitamento nos arremessos de quadra) e quatro assistências. Os sérvios ganharam os minutos em que o pivô esteve em quadra, mas os EUA atropelaram com Jokic no banco. Durant e LeBron brilharam, e os norte-americanos foram ao intervalo com 58 a 49 no placar.

EUA transformaram vitória em amasso no segundo tempo. A profundidade do elenco norte-americano — que se deu ao luxo de sequer usar Jayson Tatum e Tyrese Haliburton na rotação principal — fez a diferença. A Sérvia mostrou cansaço e não conseguiu acompanhar a imposição física do rival. O veterano LeBron comandou o jogo como costuma fazer há mais de 20 anos, e saiu de quadra a uma assistência do duplo-duplo.

Continua após a publicidade

Próximos compromissos

LeBron James (EUA) enterra durante partida de basquete contra a Sérvia nas Olimpíadas
LeBron James (EUA) enterra durante partida de basquete contra a Sérvia nas Olimpíadas Imagem: Denis Charlet/AFP

Os Estados Unidos voltam à quadra na próxima quarta-feira (31), contra Porto Rico. O jogo acontece às 16h (horário de Brasília). Os porto-riquenhos estrearam com derrota por 90 a 79 para o Sudão do Sul.

A Sérvia também terá seu próximo duelo na quarta. Os europeus enfrentarão o Sudão do Sul às 12h15.

Os dois primeiros colocados de cada grupo avançam às quartas de final. Além disso, os dois melhores terceiros colocados no geral se classificam ao mata-mata.

Siga o UOL Esporte no

Deixe seu comentário

Só para assinantes