Filipinho supera 'mar calmo', vence na repescagem e confirma 100% do Brasil

Filipe Toledo venceu o neozelandês Billy Stairmand na repescagem do surfe, neste domingo (28), e garantiu vaga nas oitavas de final da modalidade nas Olimpíadas de Paris-2024.

O brasileiro conseguiu um total de 17.00 (9.67 e 7.33). O neozelandês teve um somatório de 14.00 (8.17 e 5.83).

Filipe abriu vantagem com um tubo que valeu uma nota 7.33 e uma onda menor. Stairmand encostou no placar com um 8.17, mas viu o brasileiro responder com um 9.67 faltando pouco mais de cinco minutos.

A bateria teve 'dificuldades'. A primeira onda surfada aconteceu já com 12:30 de tempo corrido, quase metade do duelo — são 30 minutos ao todo. O mar de Teahupoo, no Taiti, onde acontecem as provas do surfe, não estava tão propício para os tubos, principal meio de obter notas no local.

Filipe Toledo e Billy Stairmand fizeram a última bateria do dia. Ela começou com cerca de 20 minutos de atraso já que outros duelos tiveram que ser reiniciados, uma vez que os juízes julgaram que não houve oportunidades para os surfistas passado algum tempo de prova.

Os surfistas voltam ao mar já nesta segunda-feira (29) para a disputa das oitavas de final. O Brasil segue representado por 100% dos atletas que conseguiram vaga nestas Olimpíadas. São eles: Filipe Toledo, Gabriel Medina e João Chianca, no masculino, e por Tati Weston-Webb, Luana Silva e Tainá Hinckel, no feminino.

Como ficaram as oitavas da chave masculina

  • Alonso Correa (PER) x Jordy Smith (AFS)
  • Filipe Toledo (BRA) x Reo Inaba (JAP)
  • Kauli Vaast (FRA) x Griffin Colapinto (EUA)
  • Joan Duru (FRA) x Alan Cleland Quiñonez (MEX)
  • Gabriel Medina (BRA) x Kanoa Igarashi (JAP)
  • João Chianca (BRA) x Ramzi Boukhiam (MAR)
  • John John Florence (EUA) x Jack Robinson (AUS)
  • Ethan Ewing (AUS) x Connor O'Leary (JAP)

Quem também passou na repescagem?

Kanoa Igarashi (JAP), Connor O'Leary (JAP), Jordy Smith (AFS), Kauli Vaast (FRA), Ramzi Boukhiam (MAR), Alan Cleland Quiñonez (MEX) e Jack Robinson (AUS) desbancaram Leonardo Fioravanti (ITA), Tim Elter (ALE), Rio Waida (IND), Mattheu McGillivray (AFS), Bryan Pérez (ESA), Andy Criere (ESP) e Lucca Mesinas (PER), respectivamente, e também se garantiram nas oitavas de final.

Continua após a publicidade

Quem já estava nas oitavas de final?

Reo Inaba (JAP), Griffin Colapinto (EUA), John John Florence (EUA), João Chianca (BRA), Gabriel Medina (BRA), Alonso Correa (PER), Joan Duru (FRA) e Ethan Ewing (AUS) venceram suas baterias na primeira rodada e já haviam garantido vaga direta nas oitavas.

Deixe seu comentário

Só para assinantes