'Não estamos aqui a passeio', diz chefe da natação após expulsão de atleta
Em entrevista coletiva realizada na manhã deste domingo (28), Gustavo Otsuka, chefe da delegação brasileira de natação, esclareceu a punição de Gabriel Santos e a expulsão de Ana Carolina Vieira.
Os atletas formam um casal e deixaram a Vila Olímpica para passear por Paris sem pedir autorização à comissão técnica da natação ou ao Comitê Olímpico do Brasil.
"A transparência é a melhor coisa. A gente não está aqui brincando e nem tirando férias. Estamos aqui trabalhando pelo Brasil, por mais os 200 milhões de contribuintes que estão trabalhando pela gente. Essa é o melhor tema possível. Não podemos brincar aqui. Acabamos a missão é outra história. Mas dentro da missão temos que estar focados", disse Gustavo.
Relacionadas
Ana Vieira também discutiu com o treinadores após a decisão de tirar Mafê Costa do revezamento 4x100m livre, disputado no último sábado (27). Ela confrontou os técnicos, bateu boca e foi desrespeitosa. A comissão técnica da natação decidiu tirá-la do grupo de forma unânime e repassou o caso ao COB, que oficializou a medida tomada.
Envolvemos todos, comissão e atletas, e a forma de [Ana Vieira] ter questionado é o que a gente não acha de bom tom. As pessoas sempre têm de se portar com respeito, educação, e isso não ocorreu, por isso tomamos essa atitude.
Gustavo Otsuka, chefe de delegação da natação brasileira em Paris.
Ela se posicionou de forma completamente inadequada parra reivindicar o ponto dela, da consternação dela, sobre a formação do revezamento. Foi nesse período que resolvemos por bem levar à comissão disciplinar essa situação, discutimos e tomamos as medida cabíveis.
Gustavo Otsuka, chefe de delegação da natação brasileira em Paris.
Ana Carolina participou da disputa do revezamento 4x100m livre e poderia competir o 4x100m medley misto, e Gabriel participou do 4x100m livre. Agora, a comissão técnica avalia qual atleta poderá substituí-la.
"Ela participaria desse revezamento [medley], mas vamos buscar alternativas para que a gente possa minimizar a ausência dela da melhor forma possível para a natação brasileira", falou Gustavo.
Comissão descobriu 'escapada' por Instagram
Segundo Gustavo Otsuka, a comissão técnica da natação descobriu que Ana e Gabriel teriam saído da Vila Olímpica para passear após encontrarem uma foto publicada no perfil do Instagram do casal.
"Nós acabamos descobrindo pelos posts. Não há demérito na postagem. A saída deve ser comunicada principalmente por questões de segurança e os dois fizeram isso de forma aleatória", disse.
Gabriel ainda continua na equipe em Paris, enquanto Ana retornará ainda neste domingo a São Paulo.
"Qualquer atleta de qualquer comissão técnica dentro dos Jogos tem que comunicar a quem de direito, não só ao chefe de missão, que irá fazer qualquer tipo de incursão fora do padrão. Isso, por si só, já é uma violação. E A CBDA é muito aberta", falou Gustavo.
"A atitude dele, dentro do código de conduta, é passível de advertência. Entendeu nosso ponto de vista, compreendeu isso, achamos por bem que o assunto estava encerrado. A ele foi dado só uma advertência", acrescentou.