Medina terá 'revanche' contra algoz nas Olimpíadas após polêmica em Tóquio
Gabriel Medina terá Kanoa Igarashi, do Japão, como rival nas oitavas de final do surfe nas Olimpíadas de Paris-2024. O duelo tem clima de 'revanche' para o brasileiro após a eliminação polêmica para o adversário na semifinal da edição passada, em Tóquio.
Semifinal polêmica em Tóquio
A madrugada de 27 de julho de 2021 foi polêmica no Brasil. Gabriel Medina vencia Kanoa Igarashi até a reta final da bateria pela semifinal dos Jogos Olímpicos de Tóquio com um somatório de 16.77 (8.33 e 8.44), até o japonês conseguir uma nota 9.33 após um aéreo e chegar ao somatório de 17.00.
Medina reclamou dos jurados por causa da nota do japonês. "Assisti à bateria. Até por isso segurei minhas palavras, não falaria sem ter assistido. Comparando minhas melhores ondas e as duas melhores dele, eu venci a bateria. Mas, é difícil falar", disse o brasileiro ainda em Tóquio.
Kanoa Igarashi provocou nas redes sociais, e Medina respondeu. O japonês foi ao X (antigo Twitter) e escreveu duas mensagens em português após a reclamação de Medina e criticas de brasileiros: "chora, chora, que estou feliz" e "blá blá blá". Medina rebateu dois dias depois: "Tem que ter paciência, enfim. Fazer palhaçada depois que ganha é fácil. Todo mundo se respeita no circuito. Ganhei inúmeras vezes dele e nunca brinquei. Prefiro trabalhar em silencio, fazer o meu e focar".
Igarashi ficou com a prata, e Medina sem medalha. O japonês foi superado por Ítalo Ferreira na disputa pelo ouro, mas a dobradinha brasileira no pódio foi frustrada após Gabriel perder para Owen Wright, da Austrália, na disputa pelo terceiro lugar.
Reencontro em Paris-2024
Gabriel Medina e Kanoa Igarashi se enfrentam nesta segunda-feira (29), pelas oitavas de final das Olimpíadas de Paris-2024. A bateria deles será a quinta do dia e tem previsão de início para 16h24 (de Brasília).
Medina garantiu vaga nas oitavas de final ainda na primeira rodada. Ele venceu sua bateria contra Connor O'Leary (JAP) e Bryan Pérez (ESA). Kanoa Igarashi ficou em último na estreia contra Alonso Correa (PER) e Filipe Toledo (BRA) e, por isso, foi para a repescagem. Ele venceu o duelo contra Leo Fioravanti (ITA).
As provas do surfe nas Olimpíadas estão sendo disputadas em Teahupoo, no Taiti. Gabriel Medina já venceu a etapa no circuito da WSL duas vezes na história (2014 e 2018). O adversário, por outro lado, nunca venceu e sequer chegou na final.
Deixe seu comentário