Nota 10: onda quase perfeita de Medina faz Brasil bater finalmente o Japão
Do UOL
29/07/2024 18h40
Esta é a newsletter Diário de Paris, o guia do UOL sobre as Olimpíadas. Para receber no seu email gratuitamente, basta se inscrever.
************
Relacionadas
Enfrentar o Japão tem sido um caso sério para os brasileiros nos Jogos Olímpicos de Paris. Mas coube a Gabriel Medina a vitória de honra desta segunda-feira, que lava a alma do Brasil. Uma onda praticamente perfeita — que rendeu nota 9,9, mas merecia um 10 — foi responsável pela maior alegria brasileira no dia olímpico.
Foi um dia sem medalhas. E os carrascos do Japão têm muito a ver com isso, mais uma vez. Os atletas de judô e skate que o digam. Ainda não era disputa direta por medalha, mas, no próprio surfe, Filipe Toledo tinha perdido na bateria anterior à vitória de Medina para o japonês Reo Inaba.
Olhando confrontos individuais e coletivos nos Jogos de Paris, dá para dizer que o Japão levou a melhor sobre o Brasil em 10 ocasiões. Por outro lado, a vitória de Medina sobre um japonês — o algoz dele nos Jogos de Tóquio, inclusive — se juntou a da dupla de vôlei de praia Carol/Bárbara. Elas bateram Akiko e Ishii, no domingo.
Essas doeram
Rafaela Silva ficou a um passo do bronze, mas tinha uma Haruka Funakubo no caminho para evitar a medalha na categoria até 57 kg. De qualquer forma, foi marcante ver a campeã olímpica da Rio-2016 de volta aos Jogos, após o afastamento pela suspensão por doping antes de Tóquio.
No skate street, a esperança de repetição da medalha com Kelvin Hoefler foi frustrada em uma competição na qual o Japão ficou com o ouro. Os norte-americanos levaram prata e bronze, um outro japonês ficou em quarto. Kevin terminou em sexto.
Mais Brasil x Japão por aí
O duelo Brasil x Japão no vôlei feminino será só na quinta-feira. Antes, o time treinado por José Roberto Guimarães estreou vencendo o Quênia, por 3 sets a 0.
No rúgbi de 7, o time feminino do Brasil perdeu para as japonesas no encerramento da fase de grupos. Mas vai ter que jogar contra elas de novo, para definir quem fica em novo ou décimo lugar.
O que rola nesta terça
É dia de decisão na ginástica artística. Oito equipes disputam a fase final a partir das 13h15. A equipe brasileira em Paris tem Rebeca Andrade, Jade Barbosa, Júlia Soares, Flávia Saraiva e Lorrane Oliveira. A equipe dos Estados Unidos é a grande favorita, liderada por Simone Biles. Dia de decisão também no surfe. A programação prevê desde as quartas de final, com início previsto para as 14h, até as baterias finais. No handebol feminino, o Brasil encara a França, atual campeã do mundo, e o basquete masculino volta à quadra contra a Alemanha.
Veja os horários e mais destaques:
10h00 - Futebol masculino: Espanha x Egito
12h00 - Futebol masculino: Ucrânia x Argentina
13h15 - Ginástica feminina por equipes - Final
14h00 - Surfe masculino e feminino
14h00 - Handebol feminino - Brasil x França
16h00 - Basquete masculino - Brasil x Alemanha
Acesse aqui a agenda completa.
Assinante UOL tem até 20% de desconto em artigos esportivos durante os Jogos
Além de contar com a melhor cobertura das competições, o assinante UOL tem descontos para renovar o visual e aprimorar a própria prática de atividades físicas. O Clube UOL tem ofertas especiais nos meses de julho e agosto para a compra em marcas como Mizuno, Olympikus e Under Armour.
Veja as ofertas e saiba como resgatar
Destaques do dia
Judô: Rafaela Silva bate na trave, perde para japonesa e fica sem o bronze
Skate: Kelvin vai bem, mas vê rivais brilharem e fica sem medalha em Paris
Brasil é escalado com Rebeca 'fechando' todos os aparelhos na final