OpiniãoOlimpíadas

Paris 2024: Medalhista defende regra que tirou Rafaela Silva do pódio

O ex-judoca Douglas Vieira, medalhista de prata em Los Angeles-1984, explicou, em participação no Destino: Paris desta segunda (29), que a regra que tirou as chances de Rafaela Silva conquistar o bronze foi criada para a proteção dos atletas.

Douglas lamentou que Rafaela tenha infringido a regra do uso da cabeça em um momento em que ela estava crescendo na luta pelo bronze. Na opinião do ex-judoca, que já trabalhou ao lado de árbitros de vídeo na modalidade, a infração da brasileira foi clara, apesar de não ter sido apontada pelo árbitro no tatame.

Na disputa de terceiro, a questão da cabeça, nós tivemos no judô muita gente que bateu a cabeça e quebrou a coluna. O pessoal usava muito a cabeça para a defesa. Então, entrava o golpe e usava a cabeça para a defesa. E no movimento de defesa, a cabeça ficava presa. E a coluna quebrava. Perdemos alguns judocas - eu perdi dois amigos - assim. A FIJ (Federação Internacional de Judô) fez essa regra para justamente não usar a cabeça no movimento, nem no ataque nem na defesa. E infelizmente a Rafaela fez o golpe em um momento que ela estava crescendo na luta. A japonesa tinha acabado de tomar uma punção. Infelizmente, ela colocou a cabeça. Deu para ver muito bem no VAR. O VAR do judô é muito bom. eu pude trabalhar do lado já. [...] Antes de acontecer, eu já tinha visto e pensado que ela tomaria a punição. Pela saúde dos atletas, é correto isso.
Douglas Vieira

Mineirinho se impressiona com final do skate: 'Manobras que nunca vimos'

Mineirinho destacou que a decisão contou com algumas manobras inéditas e outras de nível altíssimo. Ele ainda exaltou a forma como Yuto Horigome virou o placar no fim para ficar com a medalha de ouro como mais um fator que tornou a decisão tão emocionante.

Virna pede seleção de vôlei agressiva e dá dicas por vitória

A ex-jogadora opinou que, para vencer o Japão - próximo adversário do vôlei feminino na fase de grupos - a seleção brasileira precisa de agressividade. Virna ainda disse que acertar o saque é imprescindível para o Brasil sair de quadra com a segunda vitória.

Continua após a publicidade

Confira os horários das lives do UOL Esporte

09h - Posse de Bola - Eduardo Tironi, José Trajano, Juca Kfouri, Mauro Cezar Pereira, Arnaldo Ribeiro e Danilo Lavieri debatem os temas da semana.
11h - De Primeira - Domitila Becker, PVC e André Hernan revelam os bastidores do mundo da bola.
18h - Fim de Papo - Marília Ruiz, Renato Maurício Prado e convidados debatem os principais temas do dia no futebol.

Assista ao Destino: Paris na íntegra

Opinião

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL

Deixe seu comentário

Só para assinantes