'Bronze da ginástica revive meninas que vieram antes', diz pesquisadora
Katia Rubio, pesquisadora do esporte olímpico brasileiro, afirmou, em participação no Cartão Vermelho desta terça (30), que a medalha de bronze do Brasil na ginástica artística por equipes é o resultado do trabalho de muitas atletas que participaram de outras edições das Olimpíadas.
A pesquisadora celebrou o crescimento do esporte, representado pelo fato de o Brasil ter tantas atletas competindo em alto nível no mesmo ciclo olímpico. Kátia ainda destacou a diferença de idades entre as atletas da equipe como prova de que o trabalho pela medalha é longo.
Como é bonito ver o desenvolvimento de uma modalidade do início até a medalha. A cultura esportiva precisa ser desenvolvida no Brasil para que as pessoas não pensem que é fácil ganhar medalha, porque não é. Essa medalha por equipe é inédita. Tivemos medalhas individuais. Claro, tem o brilho da Rebeca. Mas quando falamos em equipe, a gente revive as meninas que vieram antes delas, a Daiane, a Daniele. São muitos pescoços para colocar naquela medalha. E, na própria equipe, você tem a Jade com 30 e poucos anos e outras com 18. Essa mescla geracional é maravilhosa. Era improvável na ginástica.
Katia Rubio
'Brasil está colhendo anos de absoluto desprezo ao esporte!, diz Katia Rubio
A pesquisadora afirmou que está pessimista em relação ao desempenho do país nos Jogos Olímpicos de Paris. Kátia atribui a possível queda de rendimento a alguns anos com menos investimento no esporte.
'O brasileiro é cínico e, de modo geral, não acompanha o esporte olímpico', detona Trajano
Na opinião do jornalista, os brasileiros ignoram a maior parte dos esportes olímpicos quando as Olimpíadas não estão em curso. Trajano disse que isso tem a ver com a falta de crescimento de algumas modalidades.
Lives de clubes no YouTube do UOL Esporte
Toda semana, sempre às 17h (de Brasília), o canal do UOL Esporte no YouTube tem lives 100% voltadas para você, torcedor de Corinthians, Flamengo, Palmeiras ou São Paulo. A cada dia, um clube diferente! Então, torcedor, fica esperto:
Live do Flamengo - segunda-feira (às 17h de Brasília)
Live do Palmeiras - terça-feira (às 17h de Brasília)
Live do São Paulo - quinta-feira (17h de Brasília)
Live do Corinthians - sexta-feira (17h de Brasília)
Confira os horários das lives do UOL Esporte
09h - Posse de Bola - Eduardo Tironi, José Trajano, Juca Kfouri, Mauro Cezar Pereira, Arnaldo Ribeiro e Danilo Lavieri debatem os temas da semana.
11h - De Primeira - Domitila Becker, PVC e André Hernan revelam os bastidores do mundo da bola.
18h - Fim de Papo - Marília Ruiz, Renato Maurício Prado e convidados debatem os principais temas do dia no futebol.
Deixe seu comentário