Japonês que provocou Medina em 2020 desfez fama de 'marrento' em Saquarema

Algoz de Gabriel Medina na Olimpíada de 2020 e alvo de provocações dos brasileiros após a revanche do tricampeão mundial nesta segunda (29), o japonês Kanoa Igarashi desfez sua fama de "marrento" nos anos seguintes, durante as etapas de Saquarema (RJ) do circuito mundial de surfe.

Superou haters com altinha e português 'fluente'

O "ranço" da torcida brasileira, naquela época, se deu após a vitória polêmica de Kanoa. Para muitos, Medina foi injustiçado pelos juízes na bateria, válida pelas semifinais de Tóquio-2020. E os haters aumentaram depois que o nipônico utilizou o X, antigo Twitter, para provocar os brazucas escrevendo: "chora, chora que tou (sic) feliz!".

No entanto, em Saquarema, o que se viu foi um Kanoa Igarashi simpático e disposto a viver a cultura brasileira. Nos dias "offs" de onda, era comum vê-lo nas areias da Praia de Itaúna misturado aos populares, se arriscando na altinha e tomando açaí, alimento que ficou viciado, assim como pratos típicos da culinária nacional.

Eu amo tudo no Brasil, mas para mim a comida é a melhor. Eu amo farofa, picanha, feijoada... Eu não sou muito de doce, mas amo açaí
Kanoa Igarashi, ao UOL, em 2023

O japonês conquistou fãs no Brasil, a maioria adolescentes. Na etapa deste ano, por exemplo, uma jovem brasileira ficou aos prantos ao encontrar Kanoa pessoalmente e virou personagem de entrevista da imprensa.

Igarashi já fala um português quase fluente. Ele aprendeu a língua convivendo com brasileiros e portugueses. Kanoa costuma dizer que, depois do Japão, é no Brasil onde se sente mais em casa e que é um "carioca" quando está por aqui.

"Conversamos com ele [Igarashi] em português. O Kanoa fala português muito bem. Reclamou que a bola estava muito cheia [risos], mas ele é muito gente boa", disse a carioca Carolline Paixão, que jogou altinha com o japonês num "day off" de Saquarema, em 2023.

Levou derrota com bom humor, mas foi provocado até por Neymar

Extrovertido, Kanoa Igarashi levou com bom humor a derrota de ontem e chegou a comentar na postagem de Medina. Em português, o surfista postou: "Nem deixou uma para a gente. É rir para não chorar [risos]". O japonês tem fama de "gente boa" dentro do universo dos surfistas.

Continua após a publicidade

Os brasileiros, porém, não o perdoaram. Milhares resgataram sua postagem provocadora da Olimpíada passada, até mesmo Neymar e o perfil oficial do Comitê Olímpico Brasileiro.

Kanoa, em Tóquio-2020, chegou a sofrer ataques xenofóbicos nas redes sociais, principalmente após sua postagem, quando os brasileiros ainda demonstravam revolta com a eliminação de Medina.

Kanoa Igarashi, surfista do Japão, comenta postagem de Gabriel Medina nas redes sociais
Kanoa Igarashi, surfista do Japão, comenta postagem de Gabriel Medina nas redes sociais Imagem: Reprodução/Instagram/@gabrielmedina
Siga o UOL Esporte no

Deixe seu comentário

Só para assinantes