O gosto de quero mais da ginástica artística do Brasil

Esta é a newsletter Diário de Paris, o guia do UOL sobre as Olimpíadas. Para receber no seu email gratuitamente, basta se inscrever.

***********

Rebeca Andrade, Jade Barbosa, Flávia Saraiva, Lorrane Oliveira e Júlia Soares. O Brasil se emocionou com elas nesta terça-feira, diante da conquista do bronze por equipes na ginástica artística dos Jogos Olímpicos de Paris. Além da euforia pelo pódio que trouxe o ápice da participação brasileira no dia olímpico, a ginástica deixou um gostinho de quero mais. E podemos mais.

O individual geral e as disputas por aparelhos ainda estão por vir e são mais oportunidades de ver o carisma, a técnica, a precisão e a personalidade dessas mulheres representando nossas cores e bandeira. Rebeca Andrade é a principal esperança e vai duelar com Simone Biles no individual geral, por exemplo. Tem lugar para as duas no pódio.

O bronze foi o maior feito coletivo da ginástica brasileira. É o maior momento por equipes não só devido à qualidade da geração atual, mas pelo legado de antecessoras e antecessores que já chegaram individualmente ao pódio. O salto é da modalidade por inteiro.

Há mais notícias boas

A medalha da ginástica foi o principal afago ao torcedor brasileiro em um dia de altos e baixos. Frustrações no judô, handebol feminino e basquete masculino contrastaram com a euforia das pequeninas de collant.

Só que o dia também trouxe boas notícias no tiro com arco, com o avanço de Marcus D'Almeida e Ana Luiza Caetano para as oitavas no individual. Marcus, inclusive, ajudou a diminuir a defasagem no confronto Brasil x Japão nestes Jogos Olímpicos.

O dia do Brasil teve também a vitória de Ana Patrícia e Duda no vôlei de praia, a classificação de Gustavo Bala Loka para a final do ciclismo BMX e o avanço de Hugo Calderano às oitavas do tênis de mesa.

Continua após a publicidade

O melhor ainda está por vir?

O que rola nesta quarta

Imagem
Imagem: Esa Alexander/Reuters

Nesta quarta tem Time Brasil disputando várias finais. Gustavo Oliveira, o Bala Loka, está na final do ciclismo BMX freestyle com outros oito ciclistas, a partir das 9h45. Nas piscinas, a nadadora Beatriz Dizotti conquistou ontem, pela primeira vez na história, uma vaga na final feminina dos 1500m. A decisão será às 16h15. Na canoagem, Ana Sátila também garantiu um lugar nas semifinais que serão disputadas a partir das 10h30. Se ela passar, faz a final a seguir.

Além disso, o vôlei masculino busca recuperação contra a seleção da Polônia, após estrear com derrota para a Itália, a partir das 4h. E no futebol feminino, o Brasil volta a campo para encarar a Espanha e encerrar a fase de grupos, esperando confirmar um lugar nas quartas de final.

Veja os horários e mais destaques:

Continua após a publicidade

04h00 - Vôlei masculino - Brasil x Polônia
09h45 - BMX Freestyle Masculino - Brasil na final
10h00 - Tênis de Mesa Masculino - Brasil nas oitavas
10h30 - Canoagem Slalom C1 Feminino - Brasil na semifinal
12h00 - Futebol feminino - Brasil x Espanha
15h30 - Natação 100m livre feminino - Final
16h00 - Basquete masculino - EUA x Sudão do Sul
16h15 - Natação 1500 m feminino - Brasil na final
17h28 - Natação 100m livre masculino - Final

Acesse aqui a agenda completa.

Imagem
Imagem: Arte UOL

Assinante UOL tem até 20% de desconto em artigos esportivos durante os Jogos

Além de contar com a melhor cobertura das competições, o assinante UOL tem descontos para renovar o visual e aprimorar a própria prática de atividades físicas. O Clube UOL tem ofertas especiais nos meses de julho e agosto para a compra em marcas como Mizuno, Olympikus e Fila.

Veja as ofertas e saiba como resgatar

Deixe seu comentário

Só para assinantes