Prova do triatlo masculino é adiada por má qualidade da água do rio Sena

A prova do triatlo masculino das Olimpíadas de Paris-2024 foi adiada. A competição estava marcada para ter início às 3h (de Brasília) desta terça-feira (30).

O que aconteceu

A qualidade ruim da água do Rio Sena, onde os atletas farão a parte da natação da prova, foi o motivo para o adiamento. A qualidade piorou muito após as chuvas que atingiram Paris entre sexta-feira (26) e sábado (27).

A decisão foi tomada após uma inspeção realizada na madrugada desta terça-feira (30), no horário francês, cerca de 4 horas antes do início da prova. A organização informou que apesar da melhora da qualidade da água em relação aos últimos dias, "alguns pontos do percurso de natação ainda estão acima dos níveis aceitáveis".

A competição foi remarcada para a próxima quarta-feira (31), às 5h45 (de Brasília). Pouco antes, às 3h, a prova feminina será disputada. Antes, no entanto, a organização vai fazer uma nova avaliação da qualidade da água. Elas podem ser adiadas.

Os treinos de reconhecimento foram cancelados. Os atletas treinariam nas águas do Sena no último domingo e nesta segunda-feira, mas não puderam fazer as atividades justamente por causa da má qualidade.

O Rio Sena também receberá as provas da maratona aquática feminina e masculina. As disputas estão marcadas para os dias 8 e 9 de agosto, respectivamente.

Veja a nota divulgada

"Após reunião sobre a qualidade da água realizada às 3h30 (horário de Paris) deste 30 de julho, com a presença da organização das Olimpíadas de Paris-2024, representantes da União Internacional de Triatlo e seus técnicos e médicos, o Comitê Olímpico Internacional, o Instituto de Meteorologia da França, a cidade de Paris e a prefeitura, a decisão tomada foi a de adiar a prova masculina do triatlo, evento que estava marcado para 8h (horário local) deste dia 30 de julho.

Considerando o último boletim climático, foi decidido remarcar a prova para o dia 31 de julho, às 10h45 (horário local). A prova feminina deve ocorrer no mesmo dia, às 8h (horário local). Ambos os triatlos serão submetidos a testes de água futuros, em conformidade com os limites estabelecidos pela União Internacional do Triatlo para natação. O dia de contingência original também permanece em vigor para 2 de agosto, para considerações adicionais.

Continua após a publicidade

Paris-2024 e a União Internacional do Triatlo reiteram que sua prioridade é a saúde dos atletas. O teste realizado hoje no Rio Sena mostrou que a qualidade da água não dá garantias para que o evento fosse mantido.

Infelizmente, eventos meteorológicos fora do nosso controle, como a chuva que caiu sobre Paris nos dias 26 e 27, podem alterar a qualidade da água e nos obrigar a remarcar o evento por questões de saúde. Apesar da melhoria dos níveis de qualidade da água nas últimas horas, as leituras em alguns pontos do percurso de natação ainda estão acima dos níveis aceitáveis."

Deixe seu comentário

Só para assinantes