Scooby faz denúncia e expõe foto de jurado com possível rival de Medina
O surfista Pedro Scooby fez uma denúncia contra o juiz australiano Ben Lowe e expôs uma foto do árbitro ao lado de Ethan Ewing, possível adversário de Gabriel Medina em uma eventual semifinal nas Olimpíadas de Paris-2024.
O que aconteceu
Scooby postou um vídeo nos stories do seu Instagram onde disse que o juiz já foi denunciado em Tóquio-2020. Segundo ele, as notas dadas por Lowe aos adversários de Medina sempre foram mais altas que as dadas por ele ao brasileiro nas baterias da última edição dos Jogos Olímpicos.
O surfista usou o clássico Fla-Flu para exemplificar sua declaração. Ele falou sobre como seria uma situação de uma eventual foto de Gabigol, atacante do Flamengo, com um árbitro.
Scooby cobrou a organização das Olimpíadas: "Não pode acontecer isso". Em seguida, o atleta postou a foto de Ben Lowe ao lado de Ethan Ewing e frisou o fato de ambos serem australianos.
O que Scooby disse?
Passado em Tóquio: "Lá em Tóquio, um juiz deu as notas mais altas para os adversários do Medina e as notas mais baixas para ele nas baterias. Foi feita uma reclamação formal para o Comitê Olímpico Internacional, e os caras não fizeram nada. Este cara está aqui [em Teahupoo, no Taiti], de novo. Hoje, eu recebi uma foto dele abraçado com Ethan [Ewing], que é o cara se passar, e o Medina também passar, eles podem se enfrentar na semifinal."
Comparação com Fla-Flu: "Vamos fazer uma comparação: imagina o Fla-Flu e um dia antes do jogo, o juiz vai encontrar o Gabigol. Está de sacanagem, meu irmão? Isso aqui é uma entidade séria, Olimpíadas. Não poderia acontecer isso."
Mesma nacionalidade: "Os dois são australianos: o Ben Lowey [juiz] e o Ethan Ewing [surfista]. Nesta reclamação, foi mostrada a estatística das baterias e como ele prejudicou o Gabriel. Aqui nas Olimpíadas, você consegue ver [as notas e nome de cada juiz]. Na WSL, você não consegue ver, só se vê a bandeira do juiz, mas não o nome de quem deu as notas."
Como foram as notas do australiano nas baterias de Medina?
Ben Lowe tem sido rigoroso nas baterias de Medina, mas sem discrepância em relação aos adversários. Até aqui, o brasileiro entrou na água na primeira fase e nas oitavas de final, e o australiano mostrou-se criterioso com Gabriel e com os outros.
Na primeira rodada, Lowe não deu nenhuma nota discrepante dos demais jurados. Medina avançou com tranquilidade, num total de 13,50 contra 9,93, do japonês Connor O'Leary; e 7,53, do salvadorenho Bryan Perez.
Lowe não deu dez na iconica onda de Medina das oitavas, mas um jurado brasileiro também não. O australiano aplicou um 9,8. Já o brasileiro Luiz Dantas deu um 9,9. Os únicos que deram dez foram o americano Tory Gilkerson e o francês Thierry Vidal. O neozelandês Daniel Kosoof deu 9,8 e a média final do brasileiro naquela performance foi 9,90.
Quartas de final do surfe em Paris-2024
As quartas de final do surfe masculino nas Olimpíadas de Paris-2024 ainda não têm data certa para acontecer. A fase da competição deveria ter sido disputada nesta terça-feira (30), mas foi adiada devido às más condições em Teahupoo, no Taiti, onde estão sendo disputadas as provas da modalidade.
Os confrontos das quartas de final são: Alonso Correa (PER) x Reo Inaba (JAP), Kauli Vaast (FRA) x Joan Duru (FRA), Gabriel Medina (BRA) x João Chianca (BRA) e Ethan Ewing (AUS) x Jack Robinson (AUS).
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.