Scooby faz denúncia e expõe foto de jurado com possível rival de Medina

O surfista Pedro Scooby fez uma denúncia contra o juiz australiano Ben Lowe e expôs uma foto do árbitro ao lado de Ethan Ewing, possível adversário de Gabriel Medina em uma eventual semifinal nas Olimpíadas de Paris-2024.

O que aconteceu

Scooby postou um vídeo nos stories do seu Instagram onde disse que o juiz já foi denunciado em Tóquio-2020. Segundo ele, as notas dadas por Lowe aos adversários de Medina sempre foram mais altas que as dadas por ele ao brasileiro nas baterias da última edição dos Jogos Olímpicos.

O surfista usou o clássico Fla-Flu para exemplificar sua declaração. Ele falou sobre como seria uma situação de uma eventual foto de Gabigol, atacante do Flamengo, com um árbitro.

Scooby cobrou a organização das Olimpíadas: "Não pode acontecer isso". Em seguida, o atleta postou a foto de Ben Lowe ao lado de Ethan Ewing e frisou o fato de ambos serem australianos.

O que Scooby disse?

Passado em Tóquio: "Lá em Tóquio, um juiz deu as notas mais altas para os adversários do Medina e as notas mais baixas para ele nas baterias. Foi feita uma reclamação formal para o Comitê Olímpico Internacional, e os caras não fizeram nada. Este cara está aqui [em Teahupoo, no Taiti], de novo. Hoje, eu recebi uma foto dele abraçado com Ethan [Ewing], que é o cara se passar, e o Medina também passar, eles podem se enfrentar na semifinal."

Comparação com Fla-Flu: "Vamos fazer uma comparação: imagina o Fla-Flu e um dia antes do jogo, o juiz vai encontrar o Gabigol. Está de sacanagem, meu irmão? Isso aqui é uma entidade séria, Olimpíadas. Não poderia acontecer isso."

Mesma nacionalidade: "Os dois são australianos: o Ben Lowey [juiz] e o Ethan Ewing [surfista]. Nesta reclamação, foi mostrada a estatística das baterias e como ele prejudicou o Gabriel. Aqui nas Olimpíadas, você consegue ver [as notas e nome de cada juiz]. Na WSL, você não consegue ver, só se vê a bandeira do juiz, mas não o nome de quem deu as notas."

Ben Lowe [no canto direito], juiz do surfe, aparece em foto com Ethan Ewing [no centro], surfista australiano
Ben Lowe [no canto direito], juiz do surfe, aparece em foto com Ethan Ewing [no centro], surfista australiano Imagem: Reprodução
Continua após a publicidade

Como foram as notas do australiano nas baterias de Medina?

Ben Lowe tem sido rigoroso nas baterias de Medina, mas sem discrepância em relação aos adversários. Até aqui, o brasileiro entrou na água na primeira fase e nas oitavas de final, e o australiano mostrou-se criterioso com Gabriel e com os outros.

Na primeira rodada, Lowe não deu nenhuma nota discrepante dos demais jurados. Medina avançou com tranquilidade, num total de 13,50 contra 9,93, do japonês Connor O'Leary; e 7,53, do salvadorenho Bryan Perez.

Lowe não deu dez na iconica onda de Medina das oitavas, mas um jurado brasileiro também não. O australiano aplicou um 9,8. Já o brasileiro Luiz Dantas deu um 9,9. Os únicos que deram dez foram o americano Tory Gilkerson e o francês Thierry Vidal. O neozelandês Daniel Kosoof deu 9,8 e a média final do brasileiro naquela performance foi 9,90.

Siga o UOL Esporte no

Quartas de final do surfe em Paris-2024

As quartas de final do surfe masculino nas Olimpíadas de Paris-2024 ainda não têm data certa para acontecer. A fase da competição deveria ter sido disputada nesta terça-feira (30), mas foi adiada devido às más condições em Teahupoo, no Taiti, onde estão sendo disputadas as provas da modalidade.

Continua após a publicidade

Os confrontos das quartas de final são: Alonso Correa (PER) x Reo Inaba (JAP), Kauli Vaast (FRA) x Joan Duru (FRA), Gabriel Medina (BRA) x João Chianca (BRA) e Ethan Ewing (AUS) x Jack Robinson (AUS).

Deixe seu comentário

Só para assinantes