Chinês pulveriza recorde mundial que já foi de Cielo nos 100m livre
Para quem estava sem esperanças quanto aos recordes mundiais na piscina de La Defense Arena, pode respirar. O primeiro foi batido hoje na final dos 100m livre das Olimpíadas de Paris. O chinês Zhanle Pan nadou em 46s40 e quebrou sua própria marca alcançada neste ano, no Mundial de Esportes Aquáticos em Doha, no Qatar.
É o primeiro recorde mundial das provas de natação de Paris, que já está no quinto dia de competição. O brasileiro Cesar Cielo já foi dono da marca, quando nadou os 100m livre em 46s91, no ano de 2009, quando ainda era permitido o uso de trajes tecnológicos. O romeno Davi Popovici foi o primeiro a superar a marca do brasileiro, em agosto de 2022, ao fazer 46s86.
Relacionadas
Na noite desta quarta-feira (31), Zhanle Pan conseguiu destruir o próprio recorde mundial. Em Doha, no Qatar, ele havia terminado os 100m em 46s80 e hoje conseguiu baixar 40 impressionantes centésimos para levar a medalha de ouro. O segundo colocado, Kyle Chalmers (AUS), chegou praticamente um segundo depois do chinês e terminou a prova em 47s48.
A terceira colocação ficou com Popovici, recordista mundial até fevereiro desse ano, ficou com a medalha de bronze, com 47s49, apenas 0s01 atrás do medalhista de prata. O francês Maxime Grousset, que levantou a torcida local, ficou na quinta posição, com 47s71.