Mesatenista de 61 anos compete com nº1 do mundo e é ovacionada após derrota

Ni Xia Lian foi eliminada das Olimpíadas de Paris na manhã (horário de Brasília) desta quarta-feira (31). Apesar do resultado adverso, sua performance em Paris conquistou os torcedores que acompanharam o tênis de mesa.

O que aconteceu

Com 61 anos, Lian é a mesatenista mais velha da história a vencer um jogo em Olimpíadas. Chinesa que representa Luxemburgo desde a década de 1990, a atleta venceu a turca Sibel Altinkaya (de 31 anos) na primeira fase. A adversária na etapa seguinte, no entanto, não poderia ser mais difícil.

O sorteio colocou Lian frente a frente com Sun Yingsha. A chinesa de 23 anos é a atual número 1 do mundo e medalhista de prata em Tóquio.

Sun comprovou o favoritismo e venceu a experiente rival. Lian causou dificuldades em alguns momentos da partida, porém não conseguiu nenhuma parcial: 4 sets a 0 a favor da nº1 do planeta, parciais 11/5, 11/1, 13/11 e 11/4.

Lian foi ovacionada pelo público após a derrota. Os torcedores na Arena 4 Paris Sul aplaudiram de pé uma das grandes xodós do mundo do tênis de mesa.

O Grão-Duque de Luxemburgo Henrique abraçou a atleta após a eliminação. Lian chegou a representar a China em competições nos anos 1980, mas mudou-se para a Europa no fim da década e reside em território luxemburguês desde 1991.

A mesatenista continua a alcançar resultados expressivos mesmo em fase tão avançada da carreira. Sua medalha mais recente veio em 2022, quando conquistou o bronze nas duplas no Campeonato Europeu.

Siga o UOL Esporte no

Deixe seu comentário

Só para assinantes