'Óvulos de R$ 1 milhão': Brasil tem uma das 10 éguas mais valiosas do mundo
O cavaleiro Yuri Mansur estreia dia 2 de agosto na prova de hipismo nas Olimpíadas de Paris montando Miss Blue. O cavalo é estreante em Jogos Olímpicos, mas já é uma das éguas mais valiosas do mundo: dona de uma genética de campeões, um óvulo seu pode custar cerca de R$ 1 milhão.
"No Brasil, nascem cerca de 800 cavalos por ano. Na Europa, de 80 a 90 mil. Isso significa que eles precisam dessa quantidade de óvulos. E temos hoje, se não me engano, cerca de 10 éguas que são cinco estrelas, que competem no nível da Miss Blue, no mundo. Esses óvulos podem custar de 120 a 200 mil euros", diz Thalita Olsen de Almeida, proprietária da Miss Blue.
A genética agrega valor, pois preserva a linhagem de cavalos campeões. "O pai dela foi o melhor garanhão do mundo durante muitos anos. O irmão medalhou nas últimas Olimpíadas", explica Almeida.
Miss Blue mora na Europa há dois anos, junto com Yuri, e tem uma rotina de atleta. "É como o cuidado com um bebê. Deixamos todas as autorizações para que Mansur possa trabalhar com ela lá. Existe um contrato com o atleta e a égua recebe todos os cuidados. Ela tem plano de saúde, fisioterapeuta, ferrador, veterinário e duas tratadoras, que são como babás. Que alimentam, dão banho e cuidam dela o tempo todo", explica Almeida.
Blue mostrou desde cedo que tinha potencial de campeã. Começou a saltar em nível olímpico (na altura de 1,60m) em menos de um ano após sua mudança para a Europa, e se mostrou, desde sempre, potente e inteligente. "O Yuri me falou que, quando montou nela pela primeira vez, sentiu que era o melhor cavalo que já tinha montado na vida. E ele sabe do que está falando", diz Almeida.
Para Mansur, um cavalo com potencial tem diversas qualidades. "Inteligência, vontade de aprender e de praticar o esporte. Eles sentem prazer e, com alguns truques, demonstram as qualidades necessárias para o treinamento e para competir", explica o cavaleiro.
Essa será a primeira Olimpíada de Miss Blue, mas Mansur não está preocupado. "É óbvio que a inexperiência da Miss Blue traz situações que a gente nunca passou. Então é sempre uma incógnita de como é que a gente vai transpor esses obstáculos. Mas ela me deixa sempre muito tranquilo, porque sempre encontra a solução correta para cada desafio. Mesmo inexperiente, passa uma confiança enorme", diz.
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.