Ginástica: Rebeca 'prepara os fãs' para a possibilidade de se aposentar

Os Jogos Olímpicos de Paris podem ser a última competição da carreira de Rebeca Andrade, ao menos competindo no 'individual geral', em todos os quatro aparelhos da ginástica artística. Em entrevista coletiva nesta terça-feira, depois do bronze por equipes, ela disse se preocupar em "preparar os fãs" para a possibilidade de se aposentar.

"Enquanto meu corpo aguentar eu estou aqui. Mas é importante preparar os fãs, porque quando a gente se despede é muito difícil. Mas acredito que todas nós temos um futuro brilhante pela frente e a gente tem que aproveitar todos os momentos", afirmou.

Foi a própria Rebeca quem trouxe o assunto para a entrevista coletiva, quando perguntada por uma repórter do The New York Times, jornal dos Estados Unidos, sobre a possibilidade de ocupar o espaço deixado por Biles quando esta se aposentar — o que deve acontecer depois de Paris.

"Eu não sei se eu estarei aqui. Uma hora o esporte encerra, é um ciclo, eu aceito super bem, mas vamos ver o que futuro vai prepapar para a gente. Vamos ver o que o esporte vai preparar para a gente quando a gente não fizer mais ginástica", afirmou Rebeca, que já disse em algumas entrevistas que quer se dedicar à psicologia.

A aposentadoria definitiva da ginástica não é a única possibilidade na mesa. O problema, para Rebeca, é o desgaste físico de ser uma generalista, que se apresenta em todos os aparelhos. Em Paris, por exemplo, ela já fez nove apresentações e ainda fará mais oito. Só não chegará ao limite de 18 porque não passou à final das barras paralelas.

"Realmente para mim é muito dificil fazer o individual geral muitas vezes. Pra minha parte de membro inferior, depois de tantas lesões. Porque eu não tenho só lesão no joelho direito, tenho no esquerdo, uma em cada pé... Enquanto meu corpo aguentar, eu vou estar aqui. Pode ser que eu não faça todos os aparelhos. Que eu faça três, dois, um...."

Flávia Saraiva, que tem a mesma idade de Rebeca, por sua vez, já havia dito que vai para mais um ciclo olímpico, e reforçou essa escolha após a medalha.

Siga o UOL Esporte no

Deixe seu comentário

Só para assinantes