Marta é expulsa, Brasil perde para Espanha, mas avança às quartas de final
Do UOL, em São Paulo
31/07/2024 14h14
Com Marta expulsa ainda no primeiro tempo, a seleção brasileira perdeu por 2 a 0 para a Espanha — Del Castillo marcou para as atuais campeãs mundiais aos 22 minutos do segundo tempo, e Putella fechou o marcador aos 61 —, mas conseguiu avançar às quartas de final do futebol feminino nas Olimpíadas de Paris.
A próxima adversária será a França e o jogo será no sábado, às 16h, em Nantes. A seleção passou como uma das melhores terceiras colocadas graças aos resultados da última rodada da fase de grupos.
Marta foi expulsa no fim do primeiro tempo e complicou a situação do Brasil. A seleção sofreu durante todo o primeiro tempo, viu a Espanha ter um gol anulado e ainda perdeu a sua camisa 10 aos 50 minutos. Na segunda etapa, as espanholas mantiveram o ritmo e chegaram ao gol.
Já classificada, a Espanha preservou algumas de suas principais jogadoras. Alexa Putellas e Salma Paralluelo, por exemplo, começaram a partida no banco de reservas, indo a campo apenas no decorrer da segunda etapa.
Por outro lado, a seleção brasileira teve as voltas Tamires, Adriana e Yaya. Já Rafaelle sentiu um desconforto na coxa direita durante um treino e foi preservada.
Como foi o jogo
A Espanha rodou mais a bola e teve um gol anulado, já o Brasil não aproveitou espaços. A atual campeã mundial ditou o ritmo do primeiro tempo, dando muito trabalho para a goleira Lorena. Do outro lado, a seleção brasileira teve dificuldades explorar a linha alta da defesa espanhola e, quando conseguiu partir em velocidade, errou no último passe.
Marta recebeu o cartão vermelho ainda no primeiro tempo e deixou o campo chorando. A camisa 10 perdeu o tempo da bola e entrou com o pé direito na cabeça de Olga Carmona no fim do primeiro tempo. A atacante chorou muito no caminho até o vestiário, sendo consolada pelo técnico Arthur Elias, jogadoras e demais membros da comissão técnica.
Espanha manteve o ritmo e aproveitou superioridade para abrir o placar. A seleção espanhola seguiu controlando o jogo e de tanto rondar a área da seleção brasileira chegou ao gol. O técnico Arthur Elias promoveu quatro alterações no início do segundo tempo, mas o Brasil seguiu desencontrado em campo.
O Brasil tentou correr atrás do prejuízo, mas pouco ameaçou a goleira Cata Coll. A seleção brasileira tentou se lançar ao ataque, mas estava desorganizada e seguiu cometendo erros no último passe, facilitando o trabalho na defesa espanhola. Do outro lado, as europeias se movimentaram no ataque e tentaram aumentar o placar.
Antônia se machuca, tenta jogar no sacrifício, mas Brasil termina com nove em campo e perdendo por 2 a 0. A camisa 2 sentiu uma lesão, mas — como Arthur Elias já tinha feito todas as substituições — tentou permanecer em campo. A lateral, porém, não aguentou até o fim da partida e deixou o campo chorando. Enquanto isso, Alexia Putellas arriscou de fora da área e ampliou para as espanholas.
Gols e lances importantes
Quase contra: Aos 9 minutos do primeiro tempo, Ludmila cruzou pela direita buscando Kerolin, mas Laia Codina desviou e a bola bateu na trave espanhola.
Não valeu: Aos 13 minutos do primeiro tempo, Patri Guijarro recebeu pela esquerda e ajeitou para cabeçada de Lucís García marcar. O gol, porém, foi anulado por impedimento de Patri no início da jogada.
Brasil se segura: Aos 25 minutos do primeiro tempo, Patri Guijarro cabeceou para o meio após cobrança de escanteio, Antônia salvou, mas a bola sobrou para Lucía García finalizar na pequena área, e Tarciane salvar o Brasil. No minuto seguinte, Teresa Abelleira finalizou da entrada da área, para bela defesa de Lorena.
0x1: Aos 22 minutos do segundo tempo, após cruzamento pela esquerda, Lorena errou e deu o rebote nos pés de Del Castillo, que empurrou para o fundo da rede.
0x2: Aos 61 minutos do segundo tempo, Putella dominou na entrada da área e finalizou colocado. A bola bateu na trave e foi para o fundo do gol de Lorena.