Marta é expulsa, Brasil perde para Espanha, mas avança às quartas de final

Com Marta expulsa ainda no primeiro tempo, a seleção brasileira perdeu por 2 a 0 para a Espanha — Del Castillo marcou para as atuais campeãs mundiais aos 22 minutos do segundo tempo, e Putella fechou o marcador aos 61 —, mas conseguiu avançar às quartas de final do futebol feminino nas Olimpíadas de Paris.

A próxima adversária será a França e o jogo será no sábado, às 16h, em Nantes. A seleção passou como uma das melhores terceiras colocadas graças aos resultados da última rodada da fase de grupos.

Marta foi expulsa no fim do primeiro tempo e complicou a situação do Brasil. A seleção sofreu durante todo o primeiro tempo, viu a Espanha ter um gol anulado e ainda perdeu a sua camisa 10 aos 50 minutos. Na segunda etapa, as espanholas mantiveram o ritmo e chegaram ao gol.

Já classificada, a Espanha preservou algumas de suas principais jogadoras. Alexa Putellas e Salma Paralluelo, por exemplo, começaram a partida no banco de reservas, indo a campo apenas no decorrer da segunda etapa.

Por outro lado, a seleção brasileira teve as voltas Tamires, Adriana e Yaya. Já Rafaelle sentiu um desconforto na coxa direita durante um treino e foi preservada.

Como foi o jogo

A Espanha rodou mais a bola e teve um gol anulado, já o Brasil não aproveitou espaços. A atual campeã mundial ditou o ritmo do primeiro tempo, dando muito trabalho para a goleira Lorena. Do outro lado, a seleção brasileira teve dificuldades explorar a linha alta da defesa espanhola e, quando conseguiu partir em velocidade, errou no último passe.

Marta recebeu o cartão vermelho ainda no primeiro tempo e deixou o campo chorando. A camisa 10 perdeu o tempo da bola e entrou com o pé direito na cabeça de Olga Carmona no fim do primeiro tempo. A atacante chorou muito no caminho até o vestiário, sendo consolada pelo técnico Arthur Elias, jogadoras e demais membros da comissão técnica.

Marta chora após ser expulsa contra a Espanha nas Olimpíadas de Paris 2024
Marta chora após ser expulsa contra a Espanha nas Olimpíadas de Paris 2024 Imagem: Juan Manuel Serrano Arce/Getty Images
Continua após a publicidade

Espanha manteve o ritmo e aproveitou superioridade para abrir o placar. A seleção espanhola seguiu controlando o jogo e de tanto rondar a área da seleção brasileira chegou ao gol. O técnico Arthur Elias promoveu quatro alterações no início do segundo tempo, mas o Brasil seguiu desencontrado em campo.

O Brasil tentou correr atrás do prejuízo, mas pouco ameaçou a goleira Cata Coll. A seleção brasileira tentou se lançar ao ataque, mas estava desorganizada e seguiu cometendo erros no último passe, facilitando o trabalho na defesa espanhola. Do outro lado, as europeias se movimentaram no ataque e tentaram aumentar o placar.

Antônia se machuca, tenta jogar no sacrifício, mas Brasil termina com nove em campo e perdendo por 2 a 0. A camisa 2 sentiu uma lesão, mas — como Arthur Elias já tinha feito todas as substituições — tentou permanecer em campo. A lateral, porém, não aguentou até o fim da partida e deixou o campo chorando. Enquanto isso, Alexia Putellas arriscou de fora da área e ampliou para as espanholas.

Gols e lances importantes

Quase contra: Aos 9 minutos do primeiro tempo, Ludmila cruzou pela direita buscando Kerolin, mas Laia Codina desviou e a bola bateu na trave espanhola.

Não valeu: Aos 13 minutos do primeiro tempo, Patri Guijarro recebeu pela esquerda e ajeitou para cabeçada de Lucís García marcar. O gol, porém, foi anulado por impedimento de Patri no início da jogada.

Continua após a publicidade

Brasil se segura: Aos 25 minutos do primeiro tempo, Patri Guijarro cabeceou para o meio após cobrança de escanteio, Antônia salvou, mas a bola sobrou para Lucía García finalizar na pequena área, e Tarciane salvar o Brasil. No minuto seguinte, Teresa Abelleira finalizou da entrada da área, para bela defesa de Lorena.

0x1: Aos 22 minutos do segundo tempo, após cruzamento pela esquerda, Lorena errou e deu o rebote nos pés de Del Castillo, que empurrou para o fundo da rede.

0x2: Aos 61 minutos do segundo tempo, Putella dominou na entrada da área e finalizou colocado. A bola bateu na trave e foi para o fundo do gol de Lorena.

Siga o UOL Esporte no

144 comentários

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.


Laurentino Costa Neto

ótimo ! Temos coisas realmente importantes pra fazer e pensar neste país. Este modelo de esporte forjado por marketing não serve pra nada.

Denunciar

Neusa T. de Castro Burbarelli

Jogaram como nunca.... perderam como sempre, as brabas em ação.

Denunciar

Helio Milani Junior

O brasileiro tem que parar com a mania de Rei disso Rei daquilo, a monarquia acabou a quase 200 anos, ela não é rainha, o povinho ruim. 

Denunciar