Sem piscina olímpica no país, nadador do Butão ganha fama em Paris
As regras das Olimpíadas de abrir espaço para países de pouquíssima tradição esportiva continuam a criar novos personagens. Em Paris, um deles é Sangay Tenzin, nadador de Butão, que fica no Sudeste Asiático. Ele disputou os 100m livre na terça-feira (30) sem sequer ter uma piscina olímpica em sua terra natal.
O que aconteceu
Dessa forma, para se preparar para os Jogos, Tenzin precisa morar e treinar em parte do ano na Tailândia. Ele espera que sua história incentive o comitê olímpico do Butão ou organizações esportivas a investirem mais no esporte para o próximo ciclo no país.
O atleta foi eliminado na primeira bateria da prova, mas fez bonito e competiu em bom nível com adversários com muito mais estrutura. Tenzin, aliás, foi o porta-bandeira de seu país em um pequeno barco na cerimônia de abertura. Veículos de vários países registraram a história do butanês, de 20 anos, tornando-o um daqueles típicos heróis olímpicos por sua resiliência.
No Butão, há apenas uma piscina de 25m, construída na capital Thimphu. Na natação, ela serve para as competições de piscina curta, que não são olímpicas. É considerada a de mais alta altitude no mundo (2.400m). O investimento foi feito com a colaboração da World Aquatics (Federação Internacional), que desenvolve o esporte na região.
"Inauguramos a primeira piscina do Butão e estou muito orgulhoso. O dia de hoje marca uma vitória para todos os amantes dos esportes aquáticos" Sangay Tenzin, nadador do Butão.
'País mais feliz do mundo'
Com apenas 831.000 habitantes e localizado entre a Índia e a China, o Butão se abriu para o turismo internacional recentemente. É conhecido por seus mosteiros, fortalezas e belas paisagens. A religião predominante é o hinduísmo.
Em 2006, foi eleito pela revista "BusinessWeek" como o país mais feliz da Ásia. Dois anos depois, fez a transição de governo de monarquia absoluta para monarquia constitucional, realizando sua primeira eleição geral.
Em Paris, o Butão conta com mais dois atletas: o arqueiro Lam Dorji, que competiu no tiro com arco na manhã desta quarta-feira (31), e Kinzang Lhamo, da maratona.
Deixe seu comentário