Andy Murray perde nas quartas e encerra carreira aplaudido de pé em Paris

Depois de um par de milagres e sete match points salvos nas duas primeiras rodadas do torneio olímpico de Paris 2024, Andy Murray e seu parceiro, Dan Evans, acabaram eliminados da chave de duplas nesta quinta-feira, nas quartas de final.

A vaga na semifinal ficou com os americanos Taylor Fritz e Tommy Paul, que fizeram 6/2 e 6/4. Eles vão enfrentar os australianos Matt Ebden e John Peers por um lugar na decisão do ouro.

O resultado também decreta o fim da carreira de Andy Murray, que já havia anunciado que os Jogos Olímpicos seriam sua última competição como tenista profissional.

Aos 37 anos, o britânico, ex-número 1 do mundo, coloca um ponto final em uma trajetória que inclui três títulos de slam (um US Open, em 2012, e dois de Wimbledon, em 2013 e 2016), três medalhas olímpicas (ouro nas simples em Londre- 2012 e Rio-2016, além de uma prata nas duplas mistas em Londres), uma Copa Davis (2015), um título de ATP Finals, 14 Masters 1000 conquistados e, ao todo, 46 títulos de simples e US$ 64 milhões em prêmio em dinheiro.

Visivelmente emocionado, Murray deixou a quadra aplaudido de pé e com seu nome gritado pela plateia.

Como aconteceu

O primeiro set passou rápido. Fritz e Paul entraram em quadra afiados, pressionando com bons saques e conseguindo passadas quando os britânicos exigiam. Assim, somaram duas quebras de saque seguidas e rapidamente abriram 4/0. Evans conseguiu finalmente confirmar seu saque no quinto game, mas era tarde para uma reação. A parceria americana continuou soberana em seus games de serviço e fechou o set em 6/2.

A segunda parcial não foi tão diferente, e o domínio americano continuou. Logo no terceiro game, após uma passada de Fritz e um voleio errado de Evans, uma direita vencedora de Fritz selou a primeira quebra do set. Pouco depois, Tommy paul confirmou seu saque e deixou o placar em 3/1. Evans também perdeu seu serviço na sequência, e os americanos abriram 4/1. Murray e Evans ameaçaram uma reação quando quebraram o saque de Fritz no sexto game, mas uma dupla falta de Murray deu mais uma quebra a Fritz e Paul.

Depois disso, bastava Paul confirmar seu saque e comemorar a vaga na semifinal. Com o placar em 5/2, o público já estava de pé e com os smartphones prontos para gravarem o último ponto da carreira de Murray. Ele e Evans, contudo, ainda salvaram um match point - o oitavo que enfrentaram em todo o torneio - e sobreviveram um pouco mais quando quebraram o saque de Paul. Já era tarde, contudo, para uma virada. Fritz confirmou seu saque no décimo game e deu números finais ao jogo - mais uma vez, com milhares de câmeras de torcedores apontadas para a quadra.

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.