Dona de 3 bronzes, Mayra perde da número 1; Leonardo Gonçalves também cai

A judoca Mayra Aguiar perdeu para a número 1 do mundo, Alice Bellandi (ITA), nas oitavas de final e está eliminada da categoria até 78kg nas Olimpíadas de Paris. Mais cedo, Leonardo Gonçalves perdeu também na estreia para Dzhafar Kostoev, dos Emirados Árabes Unidos, na categoria até 100kg.

O que aconteceu

Mayra teve uma luta complicada contra a italiana, foi "salva pelo VAR" uma vez, mas acabou derrotada. Número 12 do ranking mundial, Mayra levou o combate para o golden score e viu um waza-ari de Bellandi ser anulado após revisão da arbitragem. A italiana, porém, encaixou um novo golpe e eliminou a brasileira.

Mayra Aguiar disputa as Olimpíadas pela quinta vez e tem três medalhas. Ela foi bronze em Londres 2012, Rio 2016 e Tóquio 2020.

No ano passado, se tornou a primeira brasileira a vencer o Grand Slam de Tóquio. Foi a última aparição de Mayra nos tatames antes das Olimpíadas.

Mayra tem mais uma chance de tentar sua quarta medalha olímpica. A judoca está na disputa por equipes mistas, onde o Brasil enfrenta o Cazaquistão, neste sábado (3), a partir das 5h (de Brasília), pelas oitavas de final

Leonardo também perde

Já Leonardo sofreu um waza-ari com pouco mais de um minuto de luta. O judoca dos Emirados Árabes aproveitou um contra ataque para conseguir a vantagem.

Também no contra-ataque, Leonardo conseguiu empatar o combate, mas acabou derrotado no golden score. O brasileiro conseguiu encaixar o golpe com 2min33 de luta, mas sofreu um segundo waza-ari no "ponto de ouro" e acabou eliminado.

Houve um princípio de vaia da torcida quando deram ippon para o judoca dos Emirados Árabes. A vaia veio de um setor onde estão brasileiros. Foi um lance meio dividido, com ataque e contra-ataque.

Continua após a publicidade

Os brasileiros estão "na bronca" com a arbitragem no judô desde a eliminação de Rafael Macedo. O judoca ficou sem o bronze após receber uma "punição indeterminada" e ser eliminado.

Leonardo foi bronze no Grand Prix de Zagreb em 2023 e prata no Mundial Jr de 2015. O brasileiro busca a sua primeira medalha olímpica.

Ele também integra o time brasileiro que disputará a competição de equipes mistas.

Deixe seu comentário

Só para assinantes