Judoca leva duas punições em 7 segundos, perde ouro e deixa luta revoltado

Faltavam 15 segundos. Este era o tempo que restava para o georgiano Ilia Sulamanidze confirmar a conquista do ouro na categoria até 100kg do judô masculino nas Olimpíadas de Paris-2024. Ele, no entanto, viu a medalha parar nas mãos de Zelym Kotsoiev, do Azerbaijão.

O que aconteceu

Sulamanidze vencia a luta por 1 a 0, conquistado após aplicar um waza-ari. Além disso, o georgiano tinha menos shidos (punições) recebidos: um, contra dois do adversário. Qualquer atleta que recebe três shidos é desclassificado.

Tudo começou a mudar faltando 15 segundos para o fim da luta. Sulamanidze recebeu o seu segundo shido, este por dar um falso golpe, sem contato com o quimono do adversário.

A punição derradeira veio faltando 8 segundos para o término. O motivo? O mesmo do shido anterior. O lance foi checado pela arbitragem de vídeo, e a decisão tomada pelo árbitro da luta.

Sulamanidze deixou o tatame revoltado. Berrando, ele contestou a decisão da arbitragem. Kotsoiev até tentou consolar o adversário, que não quis muito saber da 'lamentação' dele.

Zelym Kotsoiev comemora vitória na final no judô até 100kg nas Olimpíadas de Paris-2024
Zelym Kotsoiev comemora vitória na final no judô até 100kg nas Olimpíadas de Paris-2024 Imagem: Sarah Stier/Getty Images

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.