Primeiro popstar da natação: quem foi o campeão que virou Tarzan no cinema
O chinês Zhanle Pan levou o ouro e bateu o recorde mundial da prova dos 100m livre nos Jogos Olímpicos de Paris 2024. Ele conseguiu um feito que só Johnny Weissmuller, o primeiro "popstar" da natação, conquistou: deixar uma distância entre ouro e prata superior a 1s.
Weissmuller é um caso raro de personalidade que conseguiu se consagrar atuando em dois ramos completamente diferentes.
Quem foi Johnny Weissmuller?
Poucas sabem, mas Weissmuller não era norte-americano. O atleta nasceu em 2 de junho de 1904, na hoje Romênia — em território que na época pertencia à Alemanha. Seus pais imigraram para os EUA quando ele ainda era um bebê.
Aos seis anos de idade, um médico recomendou que Weissmuller fizesse natação. Aos 16, ele foi treinar com o técnico William Bachrach, no Illinois Athletic Club. Começava, então, uma carreira vitoriosa.
O primeiro recorde mundial de Weissmuller aconteceu no dia 25 de março de 1922, na prova de 300m nado livre. Já no dia 9 de julho do mesmo ano, ele bateu seu recorde mais famoso: o dos 100m livre, se tornando a primeira pessoa a nadar abaixo de um minuto (58s6).
Atleta também foi o primeiro a abaixar dos 5 minutos nos 400m livre. A marca foi atingida em 1923, quando ele completou a prova em New Heaven com 4min57s0.
Weissmuller ainda viria a baixar ainda mais sua marca na prova nobre da natação ao nadar para 57s4 em fevereiro de 1924, marca que permaneceu intacta durante dez anos.
Meses depois ele se consagraria campeão olímpico em Paris e repetiria a dose nos Jogos de Amsterdã em 1928. O atleta ganhou cinco medalhas de ouro em Olimpíadas. Ele venceu os 100m livres e o revezamento 4x200m por equipes nos Jogos de Paris de 1924 e nos Jogos de Amsterdã de 1928. O nadador também conquistou o ouro nos 400m livres e a medalha de bronze na competição de polo aquático em Paris.
Em 1930, Weissmuller se preparava para os Jogos Olímpicos de 1932 quando recebeu uma proposta de 500 dólares por semana para trabalhar para a BVD Underwear Company, anunciando trajes de banho. Ao aceitar, encerrou a carreira de nadador.
A partir de 1932, passou a ser conhecido como Tarzan. Com 1,95 m de altura e 100 kg, Weissmüller não passou despercebido a um roteirista da MGM na piscina de um hotel em Hollywood.
Ao lado de Maureen O'Sullivan, como Jane, Weissmuller iniciou sua carreira cinematográfica em "Tarzan, o Homem Macaco". Ele atuou em outros 11 filmes como Tarzan em 16 anos. Para rodar "Tarzan Contra o Mundo", em 1940, recebeu 150 mil dólares, recorde na época.
O famoso grito que o tornou célebre foi inspirado no jodel, tradicional canto tirolês. Não se sabe exatamente se foi ele que criou o icônico grito do personagem. Mas sua versão é considerada a definitiva. Tanto que, nos anos seguintes, quando outros atores interpretaram Tarzan, a voz de Weissmuller que era usada na hora do grito.
A carreira de Weissmüller se encerrou em 1955, depois da filmagem de 12 filmes como Tarzan e uma série de 16 capítulos como Jim das Selvas.
Ele faleceu em 20 de janeiro de 1984, aos 79 anos, depois de vários casamentos fracassados, negócios mal-sucedidos e uma série de derrames cerebrais. Sua sepultura, em Acapulco, no México, traz somente a frase "Johnny Weissmüller, Tarzan".
Newsletter
OLHAR OLÍMPICO
Resumo dos resultados dos atletas brasileiros de olho em Los Angeles 2028 e os bastidores do esporte. Toda segunda.
Quero receber*Com Deutsche Welle e reportagens publicadas em 11/07/2014 e 15/06/2017
Deixe seu comentário