Brasil avança no revezamento 4x200m e vai à 3ª final da natação feminina
O Brasil está na final do revezamento feminino 4x200m nas Olimpíadas de Paris, a terceira decisão que a natação feminina do Brasil disputa na França.
O que aconteceu
A equipe brasileira fez a prova em 7min52s81, ficando em segundo na primeira bateria, apenas nove milésimos atrás das norte-americanas. O desempenho gigantesco encaminhou com autoridade a classificação brasileira.
O Brasil vai para a final na 5ª colocação geral. Os oito países com os melhores tempos avançaram, enquanto os demais foram eliminados.
O melhor tempo foi o da Austrália, 7min45s63, seguido por Hungria e China — com 7min52s25 e 7min52s36, respectivamente. Canadá, Grã-Bretanha e Nova Zelândia também avançaram. Na eliminatória, a distância do Brasil para o "pódio" foi de 45 milésimos.
A final será disputada ainda nesta quinta (1), às 17h03 de (Brasília). Brasil ainda disputa o revezamento 4x100m medley misto, que será na sexta (2).
A classificação rendeu a terceira decisão da natação feminina em Paris. Antes da prova do revezamento 4x200m livre, Mafê avançou à final dos 400m livre, enquanto Beatriz Dizotti fez a final do 1500m livre.
O recorde mundial da prova é de 7min37s50s, registrado pela Austrália em 2023, enquanto o melhor tempo olímpico é o da China, 7min40s33, que rendeu o ouro em Tóquio-2020. Na última edição dos Jogos, o Brasil ficou em décimo, e terminou em 4º no Mundial este ano, em Doha.
Nadadoras celebram vaga
As quatro nadadoras brasileiras celebraram a classificação garantida na final.
A gente ficar entre as três [da bateria] era o foco para garantir a final. Conseguimos melhorar uma posição, saldo bem positivo para o Brasil. Estou feliz e animada para nadar à tarde. Mafê Costa
Estamos bem perto de novo. Minha primeira final olímpica, adrenalina, tudo já vai ajudar. É focar, ajudar nosso melhor, dá para cada uma abaixar um pouco. Stephanie Balduccini
Sempre fico mais ansiosa na primeira caída [na piscina], foi bom nadar no primeiro dia [revezamento 4x100m] para já quebrar o gelo. Objetivo da manhã era pegar final e À tarde ajustar para tentar melhor o tempo. Maria Paula Heitmann
É muito bom ver a natação feminina nessa crescente. Antes Mafê e Dizotti na final, agora a gente. Acredito muito nessa geração, prazer imenso nadar com elas. Tentei muito classificar o revezamento nas últimas olimpíadas, não consegui, e agora foi. Gabrielle Roncatto
Como foi a prova
Mafê Costa foi a primeira a pular na piscina, assumiu a terceira posição logo na marca dos primeiros 50m e terminou sua participação em segundo. Stephanie Balduccini assumiu a liderança logo que entrou na água e ficou disputando a ponta com a norte-americana, mas caiu para terceiro em sua última volta. Já Maria Paula Heitmann ficou em 2º e entregou a passagem em terceiro. Última a entrar em ação, Gabrielle Roncatto começou perdendo posição, mas se recuperou, cresceu no final e quase terminou na frente, consolidando uma forte prova da equipe brasileira.
Deixe seu comentário