Após piti e polêmica, espanhol e japonês fazem as pazes: 'Tudo zerado'

O espanhol Francisco Garrigos e o japonês Ryuju Nagayama protagonizaram uma das maiores polêmicas dos Jogos Olímpicos de Paris até aqui: no último sábado (27), eles se enfrentaram pelas quartas de final da categoria até 60kg do judô.

Revoltado com uma decisão da arbitragem que deu a vitória ao espanhol, o japonês recusou-se a cumprimentar o adversário, não quis sair do tatame e teve de ser retirado praticamente à força.

Nas horas seguintes, com a polêmica escalando e ganhando as páginas do mundo inteiro, Garrigos tentou se explicar: disse que não tinha ouvido um pedido de interrupção da luta, Nagayama não aceitou a desculpa e acusou o rival de ter lutado sem honra.

Os dois se reencontraram no pódio, ambos com a medalha de bronze. Mal se olharam, deram um abraço quase forçado para uma foto com os medalhistas de ouro e prata, e seguiram a vida. Uma torta de climão olímpica.

Dias depois, com ambos mais tranquilos, o espírito olímpico venceu.

Japonês Ryuju Nagayama e espanhol Francisco Garrigos com o bronze no pódio de Paris
Japonês Ryuju Nagayama e espanhol Francisco Garrigos com o bronze no pódio de Paris Imagem: Jack GUEZ / AFP

Garrigos e Nagayama se reencontraram na Vila Olímpica, pediram desculpas mútuas, chamaram o que aconteceu de mal-entendido e tiraram até uma foto, que o espanhol publicou em suas redes sociais. "Está tudo zerado", disse Garrigos.

A foto que encerrou a celeuma foi possível graças à ajuda de outra judoca: Ai Tsunoda, representante espanhola na categoria até 70kg. Filha de um japonês e uma francesa, Tsunoda nasceu na Catalunha e fala japonês e espanhol.

Segundo uma fonte do Comitê Olímpico Espanhol, foi ela quem fez o "meio-campo" para que Garrigos e Nagayama se encontrassem, em frente ao edifício dos atletas japoneses na Vila Olímpica. Ela também serviu como intérprete em uma conversa entre os dois.

Continua após a publicidade

Garrigos e Nagayama podem voltar a se encontrar no sábado, quando aconteceu a disputa por equipes mista, no último dia de competições do judô. O Japão, primeiro do ranking, está classificado para a segunda rodada. A Espanha enfrenta a equipe de Refugiados Olímpicos na primeira rodada; se passar, encara os japoneses.

Ameaças ao espanhol

O espanhol Francisco Garrigos chegou a receber ameaças de torcedores japoneses após a vitória contra Ryuju Nagayama, pelas quartas de final da categoria até 60kg. A informação foi revelada ao UOL pelo técnico do atleta, Quino Ruiz.

"A gente tentou não transformar isso em um problema muito grande, porque tínhamos que nos concentrar na competição. Mas foram uns poucos malucos de sempre, ele também recebeu mensagens positivas", disse Ruiz.

Deixe seu comentário

Só para assinantes