Atirador raiz: turco medalha de prata viraliza por postura descontraída
Giovanna Arruda
Colaboração para o UOL
02/08/2024 05h30
A internet foi à loucura com a participação do atirador turco Yusuf Dikec nas Olimpíadas de Paris 2024. Dikec levou a medalha de prata na prova em equipe e viralizou por não usar equipamentos especiais e por permanecer com a mão esquerda no bolso enquanto competia.
O que aconteceu
A equipe turca ficou com a medalha de prata no tiro esportivo com pistola 10m, em uma conquista que representa a primeira medalha da Turquia no tiro em Olimpíadas. Yusuf Dikec e a parceira Sevval Ilayda Tarhan perderam a medalha de ouro para a dupla sérvia Mikec e Zorana Arunovic.
Nada de óculos ou abafadores especiais. Enquanto os adversários contam com lentes para aprimorar a precisão do tiro e outro par de lentes para evitar desfoques, Dikec usou seu próprio óculos de grau, o que rendeu apelidos de "tiozão" nas redes sociais. Nos ouvidos, o turco optou por não usar os abafadores geralmente utilizados pelos atiradores para abafar os ruídos externos, mantendo a concentração usando apenas um pequeno tampão comum dentro do ouvido. Vale dizer que os atiradores têm a liberdade de escolher os equipamentos que irão utilizar nas provas.
O próprio Dikec entrou na brincadeira após ver a repercussão na internet. O turco compartilhou vídeo comparando sua postura com a do adversário sérvio.
Mão no bolso e uma postura despojada. Enquanto segurava a pistola na mão direita, Dikec manteve a mão esquerda tranquilamente guardada em seu bolso esquerdo. Para alguns internautas, a postura pode ser vista como "indiferente", enquanto outros usuários elogiam a naturalidade do turco.
Dikec já participou de outras edições dos Jogos Olímpicos. O turco de 51 anos esteve presente nas Olimpíadas de Tóquio (2020), do Rio de Janeiro (2016), de Londres (2012) e de Pequim (2008). A medalha em Paris foi a primeira de Dikec em Olimpíadas. Em Paris, Dikec também competia na modalidade individual, porém não se classificou para a final.
Sargento, dançarino e multicampeão
Formado em Educação Física e sargento. Dikec estudou na Universidade de Gazi, em Ankara, capital da Turquia. Aos 21 anos, entrou para a Academia da Gendarmaria, a força militar do país. Depois de chegar ao posto de sargento, Dikec foi para a equipe esportiva e passou a competir no tiro em 2001. "Comecei a praticar tiro esportivo depois que comecei a trabalhar como suboficial do Comando Geral da Gendarmaria", declarou Dikec ao portal oficial dos Jogos Olímpicos de Paris.
Gosto por dança e por gatos. Ainda em seu perfil, o turco indica que seu principal hobby é dançar. Já no Instagram, Dikec compartilha cliques com seu gatinho.
Histórico de vitórias. O turco foi bicampeão em 2014: um título na disputa de pistola padrão 25 metros e na pistola central de fogo na mesma distância. Em 2023, foi prata na modalidade pistola de ar 10 metros.
Sete vezes campeão europeu. Além da medalha olímpica de Paris, Dikec tem sete títulos de campeão da Europa no tiro, incluindo o título em trio conquistado em 2024 em Gyor, na Hungria.
Sucesso com ou sem a mão no bolso? Ironicamente, a frase escolhida por Dikec para o portal oficial dos Jogos é: "Você não consegue alcançar o sucesso com as mãos no bolso".