Brasil desencanta no vôlei, vence a 1ª e garante vaga nas quartas em Paris

A seleção brasileira venceu sua primeira partida no vôlei masculino das Olimpíadas de Paris e garantiu a classificação para as quartas de final após bater o Egito com tranquilidade.

O Brasil não precisou fazer muitas contas para avançar ao mata-mata. Com a vitória por 3 a 0 (parciais de 25 a 11, 25 a 13 e 25 a 16), o time comandado pelo técnico Bernardinho avançou como terceiro lugar do grupo e oitavo classificado no chaveamento geral.

A seleção ainda não sabe quem será a adversária na próxima fase, mas terá pela frente a seleção de melhor campanha da fase de grupos. Os jogos estão programados para a próxima segunda-feira (5), ainda sem horário definido.

Darlan foi o homem do jogo. O oposto brasileiro marcou 15 pontos e foi o responsável por fechar o segundo e o terceiro set.

O bloqueio também teve uma atuação essencial na classificação, impedindo que 10 ataques terminassem na quadra brasileira.

Com a classificação, o Brasil mantém a escrita de não ser eliminado na primeira fase das Olimpíadas desde 1980. A última vez que a seleção caiu na fase de grupos foi nos Joogos Olímpicos de Moscou.

Darlan e Lucão tentam bloqueio em Brasil x Egito, pelo vôlei masculino das Olimpíadas de Paris
Darlan e Lucão tentam bloqueio em Brasil x Egito, pelo vôlei masculino das Olimpíadas de Paris Imagem: Siphiwe Sibeko/Reuters

Como foi o jogo

Brasil venceu o primeiro set de forma avassaladora, com 14 pontos de diferença. Os brasileiros saíram na frente com ponto de saque, chegaram a tomar o empate, mas a seleção conseguiu impor um bom volume de jogo e a grande vantagem da equipe de Bernardinho no placar durou praticamente toda a primeira etapa, com grande destaque para Darlan e Lucão, e para o bloqueio defensivo, que acertou cinco das 12 tentativas. Alan, retornando de lesão, marcou o ponto que encerrou o primeiro set.

Continua após a publicidade

O segundo set começou mais equilibrado, com o Egito chegando a ficar ponto a ponto com o Brasil. Mas a seleção conseguiu se reencontrar em quadra e retomar o domínio do jogo, chegando a abrir 12 pontos de diferença. Darlan seguiu como grande destaque do Brasil e foi responsável por marcar o set point.

O último set deu mais trabalho para os brasileiros. Com alterações do técnico do Egito, o último tempo foi mais equilibrado que os anteriores, mas também terminou com ampla vantagem brasileira: 25 a 16. A equipe mostrou grande força mental e conseguiu recuperar o controle da partida, vencendo o último set e garantindo a classificação para as quartas de final.

A classificação dá uma nova chance ao Brasil, que não conseguiu engrenar na competição até agora. Estreou perdendo para a Itália e depois sofreu novo revés diante da Polônia. O duelo com o Egito era questão de sobrevivência, e o time aproveitou a chance e avançou no torneio.

Foi um jogo muito bom. Todos entraram em quadra com o pensamento de que era preciso ganhar. E assim fomos proativos, comandamos a partida, não esperamos o Egito errar. Conseguimos colocar em prática o que treinamos e isso foi muito importante. Erramos pouco, fomos constantes, e isso é bem importante para nos dar ainda mais confiança Darlan para a CBV

Deixe seu comentário

Só para assinantes