Calderano perde chances, cai na semi e jogará por bronze com herói francês

O sonho de uma final olímpica para Hugo Calderano chegou ao fim nesta sexta-feira (02). O brasileiro perdeu chances em momentos decisivos e caiu diante do sueco Truls Moregard, na semifinal do tênis de mesa, por 4 a 2 (10-12, 14-16, 11-7, 7-11, 12-10 e 8-11).

O duelo foi uma batalha digna de dois dos maiores jogadores da atualidade e mostrou porque ambos chegaram entre os quatro melhores do mundo, vencendo asiáticos pelo caminho. No fim, valeu a força do sueco nos pontos decisivos — Calderano perdeu chances de fechar o primeiro e o segundo games, enquanto Moregard foi mais preciso nos pontos-chave.

Agora, o brasileiro disputará a medalha de bronze contra o francês Felix Lebrun, um dos atletas mais populares do país-sede dos Jogos. O duelo pelo terceiro lugar será no próximo domingo (4), às 08h30 (horário de Brasília).

Para o sueco Moregard, o jogo foi a confirmação de uma semana mágica: na quarta, ele havia eliminado o chinês Chuqin Wang, líder do ranking mundial. Agora, chega à disputa pelo ouro com outro chinês, Fan Zhendong, número 4 do mundo e segundo cabeça de chave em Paris.

Hugo Calderano em jogo contra Truls Moregard pelas Olimpíadas de Paris
Hugo Calderano em jogo contra Truls Moregard pelas Olimpíadas de Paris Imagem: REUTERS/Kim Hong-Ji

Como foi o jogo

Calderano começou melhor no primeiro game, forçando erros de Moregard e abrindo 7 a 2. O sueco só parou a sequência com um golpe de sorte, marcando seu terceiro ponto quase sem querer.

O brasileiro chegou a abrir 10 a 4 em um ponto incrível e foi aplaudido de pé. Só que a jogada acordou Moregard: o sueco marcou oito pontos seguidos e fechou o game em 12-10.

Calderano precisava de uma reação rápida, e a segunda parcial não começou bem, com o sueco abrindo 2 a 0. O brasileiro se recuperou na sequência e assumiu o controle do marcador, com 7 a 4.

Continua após a publicidade

Só que Moregard, vice-campeão mundial em 2021, não se abalou. O sueco foi buscar e virou para 8 a 7. Na reta final do game, com os dois jogadores tensos e cometendo erros, o placar ficou empatado em 10 a 10 e permaneceu assim até 14 a 14. Após um contra-ataque e uma bola na rede do brasileiro, Moregard fechou em 16 a 14.

Hugo Calderano prepara saque contra o sueco Truls Moregard na semifinal das Olimpíadas de Paris
Hugo Calderano prepara saque contra o sueco Truls Moregard na semifinal das Olimpíadas de Paris Imagem: Michael Reaves/Getty Images

O terceiro game também começou equilibrado, até que o brasileiro abriu vantagem de dois pontos, no 6 a 4. Era a chance de deslanchar e entrar novamente na partida. Desta vez, ele não desperdiçou a oportunidade: 11 a 7.

Na quarta parcial, foi o sueco quem começou melhor, abrindo 4 a 1 ao vencer um rali que levantou o público nas arquibancadas. A jogada deu ânimo a Moregard, que abriu quatro pontos de vantagem, com 6 a 2, logo ampliada para 9 a 3 — a parcial terminou com 11-7 para o nórdico.

O quinto game era fundamental para manter Calderano vivo na partida. Depois de um início nervoso, ele se recuperou e abriu 7 a 4. O sueco ainda reagiu e empatou a partida em 9 a 9. Parecia o fim, mas não era. Jogando bem nos pontos decisivos, Calderano fechou em 12-10.

O brasileiro estava de volta ao jogo: era preciso vencer o sexto game para empatar a disputa. Depois de um início em desvantagem, o brasileiro reagiu e assumiu a vantagem no 5 a 4. De novo, Moregard foi buscar: o sueco virou para 8 a 5, para fechar em 11-8.

Continua após a publicidade

Após a partida, Calderano explicou que teve dificuldade em encaixar seu jogo contra o estilo versátil do sueco.

"É dificil assimilar ainda, não aproveitei as chances, não consegui encontrar soluções. Tentei o tempo inteiro achar soluções, variar, mas ele sempre conseguiu se adaptar. Ele mereceu, não achei meu melhor nível. Sei que ainda tem o bronze [para disputar], mas antes preciso assimilar a derrota, é importante também deixar as emoções fluírem. Vai ser uma partida muito dificil, com o Felix jogando em casa, vai ser um jogo muito disputado", analisou o mesatenista.

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.