Basquete: Brasil bate Japão com placar elástico, Caboclo inspirado e avança

Com um inspirado Bruno Caboclo, o Brasil venceu o Japão por 102 a 84 nesta sexta-feira (2) pelo grupo B do basquete masculino e deu um bom passo em busca de uma vaga nas quartas de final das Olimpíadas de Paris. Mais tarde, após a Grécia bater a Austrália, a vaga foi confirmada. O placar elástico na vitória brasileira fez diferença por um lugar no mata-mata.

Caboclo foi o cestinha do jogo, com 33 pontos, e acertou todos os arremessos de três que tentou. Josh Hawkinson foi o destaque japonês, com 26 pontos.

A vitória colocou a seleção brasileira na terceira colocação do grupo B, com quatro pontos. O Brasil conseguiu ficar entre os dois melhores terceiros que avançam para o mata-mata graças ao saldo de pontos. A seleção conseguiu um triunfo contra o Japão por 18 pontos de diferença e tem -7 de saldo.

Mais tarde nesta sexta, a Grécia venceu a Austrália por 77 a 71 e classificou a seleção brasileira como uma das duas melhores terceiras colocadas. A vitória da Grécia garantiu sua posição como terceira colocada do grupo A devido aos critérios de desempate dentro da chave. Como o saldo do Brasil (-7) é superior ao da Grécia (-8), o Brasil está garantido como um dos melhores terceiros, aguardando apenas o jogo entre Sérvia e Sudão do Sul, neste sábado, para definir seu posicionamento nas quartas.

Como foi o jogo

O Brasil teve um início de jogo agressivo e aproveitou os erros do Japão para abrir vantagem no marcador. Precisando da vitória para seguir sonhando com um vaga nas quartas de final, a seleção brasileira contou com um inspirado Bruno Caboclo — que marcou 15 pontos no primeiro quarto — para sair na frente contra uma seleção japonesa que desperdiçava muitos chutes. O Brasil fechou a parcial em 31 a 20.

A seleção sofreu leve apagão no início do segundo quarto, mas se recuperou dentro da parcial e seguiu à frente. O Brasil deixou o Japão encostar nos minutos iniciais, mas se reabilitou no decorrer do jogo. As duas seleções, porém, fizeram os mesmos 24 pontos, deixando a seleção brasileira na frente pelo placar construído no primeiro quarto. O Brasil foi para o intervalo com 55 a 44.

O Japão voltou melhor para o terceiro quarto e encostou no Brasil. Os japoneses voltaram do intervalo dispostos a uma virada e fizeram sua parcial com maior pontuação (29). A seleção brasileira seguiu à frente, fechando a parcial em 77 a 73, mas viu sua vantagem — crucial para avanças às quartas de final — despencar.

A seleção foi para o tudo ou nada no último quarto, sacramentou a vitória e viu Caboclo ser cestinha. A equipe brasileira teve um último quarto focado em parar a reação japonesa e sacramentar a vitória para seguir sonhando com a classificação. Comandado por Bruno Caboclo, o Brasil fechou o jogo em 102 a 84.

Deixe seu comentário

Só para assinantes