'Surfistas têm medo de falar', diz Scooby sobre juiz excluído de Paris 2024
Pedro Scooby falou sobre a exclusão do juiz australiano Ben Lowe das Olimpíadas de Paris. Ele foi retirado do quadro de árbitros por uma foto polêmica com um dos surfistas.
O que aconteceu
Scooby afirmou que fez a denúncia porque os surfistas não querem se comprometer: "Eles têm medo de se expor". Ele explicou que o surfe é um esporte pequeno e que os atletas não querem se indispor. O brasileiro cita a WSL, organizadora do principal circuito mundial, cujos profissionais envolvidos também atuam no ISA, responsável pela disputa da modalidade nas Olimpíadas.
O brasileiro frisou que a comunidade brasileira do surfe estava indignada: "Não queremos privilégio, só justiça". Ele criticou que Ben Lowe estava sendo injusto principalmente nas avaliações de Medina, como na derrota nos Jogos de Tóquio e em etapas da WSL.
Ele também disse que aproveitou a oportunidade das Olimpíadas para reverberar a denúncia: "Não é para ser normal um juiz tirar foto com um atleta no dia do campeonato". O surfista opinou que está no momento de o surfe crescer e que recebeu apoio de seus pares.
Scooby completou que não teme represálias. Atualmente como comentarista da CazéTV, o surfista de ondas gigantes aparece no quatro de competidores da WSL. Ele deu as declarações na transmissão antes do duelo brasileiro entre Medina e Chumbinho, pelas quartas de final do surfe das Olimpíadas de Paris.
Falei porque como o surfe é um esporte pequeno... Sendo bem realista, os surfistas às vezes têm medo de se comprometer, de falar. Eu entendo, por causa das marcas, é meio que todo mundo amigo, é uma entidade só. Existe a ISA, mas os atletas valorizam muito a WSL.
Eu falei porque na verdade a gente não quer privilégio, só justiça, e não estava sendo justo. Acho que chegou o momento de o surfe crescer, dar esse passo. Não é normal e não é para ser normal um juiz tirar foto com um atleta no dia do campeonato. Scooby, na CazéTV
O que mais Scooby disse
Esporte pequeno: "Está na hora de o surfe crescer, na WSL não acontece porque todo mundo tem medo de se expor. A verdade é essa. Eu até entendo, por ser um esporte pequeno os surfistas ficam com medo de se comprometer".
Nem aí: "Eu até sou surfista da WSL, sou atual campeão mundial lá em Nazaré, mas eu não estou nem aí. Se quiserem fazer algo comigo podem fazer".
Histórico contra Medina: "Não vou ficar com a boca calada porque ele também é um juiz da WSL e também vi ele ser injusto algumas vezes com o Gabriel. É porque na WSL não aparece o nome do juiz, só a bandeira. Nunca era tão explícito que era ele. Isso já aconteceu nas últimas Olimpíadas também".
Sem engolir: "Eu falo, não sou um cara de ficar arrumando confusão na internet, expondo coisas. Mas todo mundo estava por aqui [sem "engolir"]. Os brasileiros do surfe, o que mais recebi foram mensagens de brasileiros me agradecendo, pessoas de marcas, precisava colocar a boca no trombone mesmo, nada melhor que essa oportunidade nas Olimpíadas para a galera abrir os olhos e entender que o surfe precisa dar esse passo para a frente, não andar para trás."
Entenda o caso
Na última quarta (31), Scooby postou um vídeo nas redes sociais criticando e expondo Ben Lowe. Ele divulgou uma foto do árbitro ao lado do também australiano Ethan Ewing, que poderia ser adversário de Medina na semifinal. Ewing parou nas quartas para seu compatriota Jack Robinson, que será o rival do brasileiro
Ele disse que o juiz já foi denunciado em Tóquio-2020. Segundo Scooby, as notas dadas por Lowe aos adversários de Medina sempre eram mais altas que as dadas por ele ao brasileiro nas baterias da última edição dos Jogos Olímpicos.
Depois a repercussão, a ISA decidiu remover o juiz da competição. A decisão foi tomada para "proteger a integridade e a justiça na competição em curso". Segundo nota oficial da associação, "é inapropriado que um juiz interaja dessa maneira com um atleta e sua equipe".
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.