Topo

Brasil tenta ressurgir sem Marta com vitória inédita no futebol feminino

Do UOL, em São Paulo

03/08/2024 05h30

Com apenas dois gols marcados e uma classificação dramática para as quartas de final das Olimpíadas de Paris, a seleção brasileira feminina de futebol precisa de um feito inédito para seguir viva na busca pela inédita medalha de ouro: vencer a França neste sábado (3), às 16h, no estádio La Beaujoire, em Nantes (FRA), pelas quartas de final.

O Brasil nunca venceu a equipe dona da casa na história. E ainda estará sem Marta. A camisa 10 foi expulsa na derrota para a Espanha e cumprirá suspensão nas quartas de final.

O histórico

França e Brasil se enfrentaram 12 vezes, com sete vitórias europeias e cinco empates. As francesas venceram os últimos cinco duelos contra as brasileiras. Já o último empate aconteceu em 2016, em amistoso.

Além disso, a seleção francesa derrotou as brasileiras em duas Copas do Mundo. O Brasil perdeu por 2 a 1 na fase de grupos do Mundial do ano passado e na prorrogação das oitavas de final da Copa de 2019, pelo mesmo placar.

O time de Arthur Elias também acumula atuações decepcionantes nas Olimpíadas de 2024, e não terá Marta. A seleção brasileira estreou com uma vitória magra sobre a Nigéria, mas sofreu uma virada nos acréscimos contra o Japão e teve uma atuação abaixo no revés para a Espanha.

Uma eliminação, inclusive, pode sacramentar uma despedida à distância da capitã e camisa 10. A atacante anunciou no início deste ano que vai encerrar o seu ciclo pela seleção brasileira em 2024. Como foi expulsa, Marta pode se despedir de sua última competição oficial pela amarelinha da arquibancada.

Se eu for para a Olimpíada, vou curtir cada momento, porque, independentemente de ir para Olimpíada ou não, este é meu último ano com a seleção. Não tem mais Marta a partir de 2025 na seleção como atleta, não tem. Marta, em entrevista ao CNN Esportes, em abril

Por outro lado, a seleção pode reencontrar a Espanha em uma eventual semifinal. Pelo chaveamento, o vencedor de França e Brasil terá pela frente Espanha e Colômbia, no dia 6 (terça-feira), às 16h (de Brasília).

Retrospecto entre Brasil e França no futebol feminino

  • Copa do Mundo 2023: França 2 x 1 Brasil
  • Amistoso 2022: França 2 x 1 Brasil
  • Amistoso 2020: França 1 x 0 Brasil
  • Copa do Mundo 2019: França 2 x 1 Brasil (na prorrogação)
  • Amistoso 2018: França 3 x 1 Brasil
  • Amistoso 2016: França 1 x 1 Brasil
  • Amistoso 2015: França 2 x 1 Brasil
  • Amistoso 2014: Brasil 0 x 2 França
  • Amistoso 2014: França 0 x 0 Brasil
  • Amistoso 2013: França 1 x 1 Brasil
  • Amistoso 2013: França 2 x 2 Brasil
  • Copa do Mundo 2003: França 1 x 1 Brasil

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Brasil tenta ressurgir sem Marta com vitória inédita no futebol feminino - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade


Olimpíadas