Mania, mandinga ou técnica? Por que os mesatenistas passam a mão na mesa
Quem não está acostumado ao tênis de mesa logo fica intrigado como uma cena comum no esporte. Entre cada ponto, seja antes de sacar ou receber, os jogadores, já cheios de rituais, repetem um mesmo gesto: passar a mão espalmada sobre a mesa de jogo.
Há quem possa pensar que é mania, algum tipo de técnica refinada ou um movimento para desconcentrar que está do outro lado.
O UOL foi perguntar a quem entende do assunto (tanto de tênis de mesa, quanto de passar a mão na mesa durante as partidas): Hugo Calderano. O brasileiro, que disputará a medalha de bronze no domingo, é um dos atletas que mais vezes faz o gesto.
"A mão na mesa é para tirar o suor da mão. A gente faz para secar a mão e também para não molhar a bola. A ideia é não estar com a mão molhada, porque a raquete pode escorregar", explicou Calderano.
O brasileiro é conhecido por ter algumas "rotinas" durante as partidas, como por exemplo trocar de camisa durante os jogos. A explicação também é técnica e tem um motivo parecido.
"Como eu suo muito, depois quando eu saco eu bato a raquete na minha barriga e a borracha fica um pouco molhada. Então eu preciso trocar a camisa depois de cada set", explicou.
Apesar de tudo aparentemente ter um motivo, Calderano admite que existe uma pontinha de superstição em alguns gestos. "É claro que você vai se sentindo bem se você se acostuma a fazer as mesmas coisas durante todas as partidas. E daí você continua", concluiu.
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.