Suspensa, Marta chora com a classificação heroica do Brasil sobre a França
Do UOL, em São Paulo
03/08/2024 18h26Atualizada em 03/08/2024 23h22
A classificação do Brasil à semifinal das Olimpíadas de Paris-2024, após a vitória por 1 a 0 sobre a anfitriã França, levou Marta às lágrimas no estádio de Nantes.
O que aconteceu
Marta assistiu ao jogo em uma das tribunas. A camisa 10 da seleção brasileira estava suspensa porque foi expulsa no último jogo da seleção na fase de grupos, contra a Espanha.
A jogadora estava acompanhada de Ednaldo Rodrigues. O presidente da CBF foi mais um membro da organização que assistiu ao confronto in loco.
Marta se mostrou apreensiva durante o jogo. As câmeras focaram na atleta seis vezes melhor do mundo ao longo da partida e mostraram um rosto de tensão, principalmente nos minutos finais, quando o Brasil já vencia por 1 a 0 e era pressionado pela França.
A camisa 10 foi às lágrimas após o apito final. Ela não segurou o choro enquanto acenava para as demais atletas dentro do gramado.
O Brasil venceu a França por 1 a 0 e garantiu vaga na semifinal olímpica. O gol brasileiro foi da atacante Gabi Portilho, já na etapa final. A seleção vai encarar a Espanha na luta por um lugar na decisão.
Presença na semifinal não é garantida
Marta podia se despedir da seleção brasileira sem estar em campo. A camisa 10 afirmou no começo do ano que 2024 seria o seu último defendendo a camisa do Brasil.
Ao longo dos últimos meses, ela tem feito mistério, no entanto. Em entrevista coletiva recente, ela se emocionou ao falar sobre a confirmação da Copa do Mundo feminina de 2027 no Brasil e deixou no ar a possibilidade de seguir servindo à seleção.
Após a classificação à semifinal, a CBF informou que recorrerá para garantir a presença de Marta no jogo de terça-feira. A camisa 10 foi suspensa por dois jogos, após o vermelho direto contra a Espanha, porque a jogada foi considerada grave.
O Comitê Disciplinar da Fifa deu um jogo a mais, além do gancho automático. Segundo a CBF, a decisão do órgão da Fifa aconteceu ainda na sexta-feira — antes do jogo contra a França, portanto.
Caso não jogue a semifinal, Marta terá uma despedida da seleção em Olimpíadas, seja em uma eventual disputa do ouro, ou na decisão de terceiro lugar.