No caminho do ouro, rivais de Medina e Tati criaram 'Time Brasil' paralelo

O país todo vive a expectativa pelas conquistas de Gabriel Medina e Tatiana Weston-Webb nas Olimpíadas. Ou quase todo. Rivais dos brasileiros, o australiano Jack Robinson e a costa-riquenha Brisa Hennessy integram um "Time Brasil" paralelo e têm "bebido da água" da Brazilian Storm.

Técnico e preparador físico brasileiros

Técnico Leandro Dora, o Grilo, e Jack Robinson durante etapa de Teahupoo, no Taiti
Técnico Leandro Dora, o Grilo, e Jack Robinson durante etapa de Teahupoo, no Taiti Imagem: Damien Poullenot/World Surf League via Getty Images

Jack Robinson e Brisa Hennessy possuem técnico e preparador físico brasileiros. Quem treina a dupla é Leandro Dora, o Grilo, pai do surfista Yago Dora. Já a parte física fica a cargo do paulista Rafael Maldonado.

Grilo foi o principal responsável pela revolução na carreira de Robinson. Visto como um surfista talentoso, mas com carências profissionais, ele foi lapidado pelo treinador brasileiro e transformou-se num dos grandes destaques da WSL.

No início, até mesmo coisas básicas, como a prancha que surfava, foram identificados como ponto a melhorar. De lá para cá, foram sete etapas vencidas na elite mundial, todas sob o comando de Leandro Dora e com o auxílio de Maldonado.

Era equipamento errado, basicamente. Eu tiro uma foto dele com a prancha e mostro para ele. Daí eu falo: 'Cara, estou vendo um brinquedo de criança na mão de um homem'. E aí começa essa transformação. E também o atleta acreditar, aceitar isso e seguir junto, porque o atleta tem que acreditar e querer. Tem que abraçar a ideia
Leandro Dora, técnico brasileiro de Jack Robinson ao canal "Let's Surf"

Jack Robinson: 'sangue bom' casado com brasileira

Surfista australiano Jack Robinson é casado com a modelo capixaba Julia Muniz
Surfista australiano Jack Robinson é casado com a modelo capixaba Julia Muniz Imagem: @jackrobinson72/Instagram

Além de tudo, Jack Robinson também é casado com uma brasileira. Trata-se da modelo capixaba Júlia Muniz, com quem tem um filho.

Continua após a publicidade

A convivência com o entorno brasileiro fez com que o australiano aprendesse o português. Ainda que não seja fluente, Jack "se vira" bem e gosta de brincar falando gírias tradicionais do país.

Rafael Maldonado o considera um cara "sangue bom". Sua aproximação com Jack aconteceu de maneira natural, em Florianópolis (SC), quando o preparador dava treinos para Yago Dora e o australiano se impressionou com o trabalho, pedindo para participar também. Desde então, a parceria se oficializou e há uma troca produtiva entre eles.

O Jack é um bicho muito querido. Ele é muito sangue bom, o cara é demais. Jack foi uma pessoa que chegou no time de uma forma muito legal, positiva. Eles [Jack e Yago] se puxam, têm qualidades totalmente diferentes, então um pega muito do outro, é muito legal. A chegada do Jack foi muito positiva
Rafael Maldonado, preparador físico de Jack Robinson ao canal "Let's Surf"

Jack foi carrasco recente de Medina em Teahupoo

Siga o UOL Esporte no

Jack Robinson foi um carrasco recente de Gabriel Medina em Teahupoo, local da disputa olímpica. O australiano venceu o brasileiro na final da etapa do Circuito Mundial do ano passado.

Continua após a publicidade

No confronto geral entre os dois, porém, há um equilíbrio. O duelo está empatado com três vitórias para cada lado.

Medina, no entanto, é tricampeão mundial. Jack Robinson, por sua vez, ainda não foi campeão do mundo.

Brisa é atual vice em Teahupo'o

Técnico brasileiro Leandro Dora, o Grilo, com a costa-riquenha Brisa Hennessy
Técnico brasileiro Leandro Dora, o Grilo, com a costa-riquenha Brisa Hennessy Imagem: Divulgação / WSL

Brisa Hennessy também tem alcançado bons resultados sob o comando de Grilo. A costa-riquenha, por exemplo, é a atual vice-campeã em Teahupoo, em competição também válida pelo Circuito Mundial.

A surfista precisou superar a depressão e um distúrbio alimentar. Desde que compartilhou a questão, se diz mais livre e tem obtido melhores resultados.

Continua após a publicidade

Para enfrentar Tati, Brisa eliminou outra brasileira: Luana Silva que, curiosamente, também é treinada por Leandro Dora.

Dora também já treinou a própria Weston-Webb por cinco anos, e foi campeão mundial com Adriano de Souza, o Mineirinho, em 2015.

Disputas por medalhas pode ser neste sábado

As disputas por medalhas na Olimpíadas podem acontecer neste sábado (3). A confirmação por parte do Comitê Olímpico Internacional se dará a depender das condições do mar em Teahupoo. Caso não ocorra, há chances da maré melhorar na segunda (5).

O duelo entre Gabriel Medina e Jack Robinson acontecerá na segunda bateria das semifinais masculinas. Antes, se enfrentam o francês Kauli Vaast e o peruano Alonso Correa.

No feminino, Tatiana Weston-Webb e Brisa Hennessy também duelam na segunda bateria. Antes, o confronto é entre a americana Caroline Marks e a francesa Johanne Defay.

Deixe seu comentário

Só para assinantes